Paço Municipal “Maria José Gonzaga”

fotos: George de Santi

O Paço Municipal “Maria José Gonzaga”, cujo nome homenageia a ex-prefeita falecida em 2021, também tem se consolidado como um atrativo local, especialmente aos finais de semana, quando tem os amplos estacionamentos utilizados por famílias como espaço para lazer e passeios.

Construído para ser modelo em sustentabilidade, o prédio contém itens que promovem a economia de recursos, como água (torneiras com redutor de vazão ou temporizador, evitando o desperdício; e sistema de captação de águas pluviais usadas para irrigação) e energia elétrica (pisos e paredes claras, ventilação cruzada, janelas e portas de vidro, cinturão de árvores, iluminação com lâmpadas LED, aparelhos que reduzem o gasto energético e placas de captação de energia solar).

O paço municipal também possui a estrutura “brise soleils”, que auxilia no controle, “de forma passiva”, da temperatura em ambientes, promovendo sombreamento e ventilação cruzada.

Além disso, a edificação sustentável busca incentivar a redução de resíduos, por meio da coleta seletiva, facilitar a acessibilidade e a mobilidade urbana alternativa (com a instalação de bicicletários, promovendo a “carona solidária”).

O entorno do prédio possui área permeável gramada e as vias de acesso têm piso intertravado, que permite a infiltração das águas pluviais.

O prédio possui 2.740 metros quadrados e abriga todas as secretarias executivas da administração municipal.