Conservatório de Tatuí

foto: Prefeitura de Tatuí / Pablo Ruiz

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” – o Conservatório de Tatuí, como é conhecido nacionalmente – representa uma das mais conceituadas e bem-sucedidas ações no setor cultural no estado de São Paulo.

Em 2022, completa 68 anos de formação e difusão cultural, plenamente consolidada como uma das mais importantes escolas de música da América Latina.

Ao longo de todo esse tempo, tem formado, com excelência, instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional. Seus cursos distintos, todos gratuitos, têm duração média de seis anos, sendo que os alunos são, invariavelmente, destaques em concursos nacionais e internacionais.

A instituição recebe estudantes de São Paulo, de praticamente todos os estados brasileiros e de países da América Latina. Ocasionalmente, o Conservatório de Tatuí também tem a presença de alunos para aperfeiçoamento em música brasileira vindos da América do Norte, Europa e, até, da Ásia.

O Conservatório conta, ainda, com conjuntos pedagógicos (formados exclusivamente por alunos) e pedagógico-artísticos (integrados por alunos e professores). São orquestras, bandas, big bands, grupos de música de câmara e pela Cia. de Teatro, por meio dos quais os alunos têm assegurados a prática musical e teatral e o contato com profissionais da área de aprendizado.

Além de ensino de alta qualidade, o Conservatório mantém agenda artística com diferentes atividades, que recebe espectadores de todo o interior paulista. São encontros, festivais, masterclasses, workshops, concertos, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais.

A produção interna é, ainda, levada aos mais diferentes pontos do estado de São Paulo ao longo do ano, por meio de apresentações de grupos pedagógicos e pedagógico-artísticos.

Por conta de sua importância no cenário internacional da música, o Conservatório contribuiu de forma essencial para que Tatuí ganhasse o título de “Capital da Música”. O reconhecimento foi dado ao município por meio da lei estadual 12.544, de 30 de janeiro de 2007.

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí ainda possui uma verdadeira casa de espetáculos, representada pelo Teatro “Procópio Ferreira”, utilizado quase que exclusivamente para atender à demanda pedagógico-artística dos músicos e atores discentes e docentes da instituição, bem como para receber atrações musicais e teatrais que compõem a ampla programação cultural da escola.

O TPF, construído em linhas modernas, arrojadas, dotado de todos os recursos cênicos que permitem a apresentação de pequenas peças a grandes óperas, teve seu anteprojeto assinado por Nelson Marcondes do Amaral Filho e o projeto arquitetônico desenvolvido por Otávio Guedes de Moraes. Atualmente, o teatro conta com o Foyer “Mário Covas”, bilheteria, plateia com capacidade para 429 pessoas (4 lugares acessíveis), palco, coxias, e 7 camarins.

À frente do teatro, encontra-se o monumento intitulado “O Apascentador”, obra do professor Josué Fernandes Pires e de alunos dele, representando a maior virtude de Tatuí, a Capital da Música.