Basílica Nossa Senhora da Conceição
Elevada à categoria de basílica menor em abril de 2022, a até então Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição é o principal templo religioso de Tatuí, popularmente denominado “Igreja Matriz”.
Localizada no espaço central da cidade, a Praça da Matriz, com a elevação, a paróquia passou a abrigar a 74ª basílica menor do Brasil, a 22ª do estado de São Paulo e a 2ª da diocese de Itapetininga, juntamente com a basílica de São Miguel Arcanjo, na cidade homônima, que conquistou a elevação em 2018.
O templo foi tombado por decreto municipal em junho de 2007, como patrimônio histórico e cultural da cidade, por preservar detalhes arquitetônicos do século 19 e possuir belíssimos afrescos pintados pelo artista plástico piracicabano Mário Tomazzi, todos absolutamente intactos.
Com estrutura e porte de catedral, a igreja teve a pedra fundamental instalada no dia 9 de agosto de 1884. Para a edificação do espaço central, que possui dois pavimentos, e das duas torres de 30 metros de altura, foram utilizados 550 mil tijolos, 355 carradas (cargas de um carro) de pedra e 8.000 sacas de cal.
Com o tombamento, a igreja veio a integrar o conjunto de prédios históricos do município. Em dezembro de 2009, na comemoração dos 180 anos, a pedido do padre Milton de Campos Rocha, a diocese de Itapetininga elevou a paróquia ao título de santuário.
Já em 2022, durante a celebração dos 200 anos de fundação, Tatuí teve a instalação canônica da Basílica e Santuário Nossa Senhora da Conceição, o primeiro templo católico da cidade elevado pelo Vaticano à categoria de basílica menor.