Teatro “Procópio Ferreira” de Tatuí promove concerto de percussão do grupo Martelo
Considerado o mais antigo no país, ele é referência na criação de obras de percussão
Da redação
Como parte da programação em comemoração aos 70 anos do Conservatório, o Teatro “Procópio Ferreira” de Tatuí recebe neste domingo, 16, às 11h, o concerto do grupo Martelo, formado por músicos percussionistas da instituição.
Criado em 1975, o grupo é o mais antigo do gênero no país, atualmente coordenado por Luis Marcos Caldana. O objetivo da apresentação é oferecer aos estudantes a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão.
Considerado referência na criação e difusão de novas obras dedicadas à percussão de concerto, o Martelo é formado por Danilo Valle, Leonardo Gorosito, Rafael Alberto e Rubén Zúñiga.
Para a apresentação em conjunto, o grupo terá as peças no repertório: “Fantasy on the Plains”, de Michael Aukofer, executada pelos estudantes do Conservatório, seguida pela peça “Rock Etude #7”, de Bill Douglas e arranjo de Michael Udow; “Dois Gestos”, de André Mehmari, com adaptação do grupo Martelo; “Correnteza”, de Leonardo Gorosito; “Mamulengo”, de Léa Freire, com arranjo de Natália Mitre; e “Sinfonia nº 4: Finale”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.
Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou na plataforma INTI.
Já nesta segunda-feira, 17, a partir das 9h, o Conservatório dá início à 1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Repertório Popular, no Salão “Villa-Lobos”.
De acordo com a instituição, o objetivo da atividade “é ampliar a vivência artística dos estudantes por meio de uma extensa programação, que conta com apresentações diárias de estudantes até o dia 21 deste mês”.
Conforme a coordenação, a disciplina de música de câmara é obrigatória na grade curricular a partir do primeiro ano do ciclo intermediário, e deve ser cumprida até o segundo ano do avançado.
Desde o ano letivo de 2023, as disciplinas são validadas pelo ano de cumprimento e não mais pela quantidade de grupos nos quais os estudantes estão inseridos.
Desta forma, os alunos podem participar em mais de um grupo em horários e com docentes diferentes. No entanto, segundo a coordenação, apenas uma das disciplinas será validada como disciplina regular, sendo que as demais irão constar no histórico escolar do estudante como disciplina optativa. Todas as apresentações da 1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Repertório Popular são gratuitas.