“<strong>Rodas de Choro” do Conservatório de Tatuí começam nesta terça, no centro cultural</strong>

Rodas de Choro” do Conservatório de Tatuí começam nesta terça, no centro cultural

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Diléa Silva

O projeto “Rodas de Choro”, idealizado pelo Clube do Choro do Conservatório de Tatuí, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, inicia a nova temporada nesta terça-feira, 28, às 17h, com a participação especial do clarinetista Alexandre Ribeiro.

A grande novidade deste ano, é que o palco das apresentações será o Centro Cultural de Tatuí (na praça Martinho Guedes, 12, centro). Entretanto, como nos anos anteriores, a população poderá prestigiar os encontros musicais de forma gratuita, sempre às terças-feiras.

O evento faz parte do projeto “Clube do Choro Convida”, que recebe artistas convidados para participarem das Rodas de Choro abertas ao público e que reúnem estudantes, artistas e admiradores do gênero musical para trocarem informações e conhecimentos e estimularem a prática.

SOBRE O CONVIDADO

Alexandre Ribeiro nasceu na cidade de São Simão, interior de São Paulo, é herdeiro de grandes nomes do clarinete, entre eles, Severino Araújo, K-Ximbinho, Luiz Americano, Abel Ferreira, Nailor Azevedo e Paulo Moura.

“Dono de exuberante técnica e primorosa interpretação, Alexandre hipnotiza seus ouvintes logo nas primeiras notas”, destaca a assessoria de comunicação da prefeitura.

Conforme a municipalidade, o músico foi “discípulo” e teve grande influência, dos clarinetistas Krista Helfenberger Munhoz, Luiz Afonso Montanha, Sergio Burgani, Nailor Proveta e Stanley Carvalho.

Na carreira, compartilhou o palco com grandes artistas, entre eles: Guinga, Quinteto Sujeito a Guincho, Antônio Nobrega, Carlos Malta, Arismar do Espírito Santo, Osvaldinho do Acordeon, Dominguinhos, Nelson Ayres, Paulo Moura, Yamandu Costa, Raul de Souza, André Mehmari, Jaques Morelebaun, Joyce Moreno, Toninho Ferragutti, Ken Peplowsky, Toquinho, Elton Medeiros, Eduardo Gudin, Tom Zé, Ed Motta, Jair Rodrigues, Luciana Mello, Wilson das Neves, Jair Oliveira, Riachão, Aldir Blanc, Mafalda Minozzi, Jane Duboc, Consuelo de Paula, Teresa Cristina, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Nelson Sargento, Martinho da Vila, Fabiana Cozza, Willy Gonzalez, Allan Plachta, Hamilton de Holanda, Gabriele Mirabassi e Tulipa Ruiz.

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Participou de gravações ao lado de Alessandro Penezzi, Teresa Cristina, Laércio de Freitas, Nailor Azevedo (Proveta), Toninho Ferragutti, Dominguinhos, Grupo Ó do Borogodó, Fabiana Cozza, Jair Rodrigues, Wanderléa, Léa Freire, Nelson Ayres, Swami Junior, Conjunto Época de Ouro, Paulo César Pinheiro, Cristóvão Bastos, José Miguel Wisnik, Badi Assad, Zeca Baleiro, Verônica Ferriani, Hamilton de Holanda e muitos outros.

Em 2009, estabeleceu uma forte e bem-sucedida parceria com o violonista Alessandro Penezzi, que resultou em dois discos: “Cordas ao Vento” e “Ao Vivo na Bimhuis-Amsterdã”, ambos de bastante destaque no cenário da música instrumental; além de diversos shows pelo Brasil e pelo Exterior.

Em grupo ou em trabalho solo, Alexandre contagiou plateias de importantes festivais do Brasil e do mundo, dentre eles: Choro Jazz Jericoacoara, Festival Chorando Sem Parar (Brasil), em duo com João Donato, Festival América do Sul (Brasil), San Jose Jazz Festival (EUA), Yerba Buena Festival (EUA), California Brazil Camp (EUA), Skopje Jazz Festival (Macedônia), BMW Jazz Festival (Brasil), Festival Europalia (Bélgica e Holanda), Spoleto Festival (EUA), International Clarinet Festival “Il Mondo del Clarinetto” (Itália), Brasilian Film Festival (EUA), Camerino Music Festival (Itália), Encontro Internacional de Clarinetes de Bahia Blanca (Argentina), Festival de Clarinete da Patagônia (Argentina), UNAM Clarinet Festival (México), Projeto Novas Vozes do Brasil (promovido pelo Itamaraty em diferentes países como Colômbia, Rússia e Espanha) e Festival Música nas Montanhas (Brasil). Sua música também foi apreciada em ilustres salas de concerto como Auditório Ibirapuera, Sala São Paulo, Copenhagen Jazz House (Dinamarca), Young Museum (EUA), Pristina Jazz Club (Kosovo), Sala Bimhuis (Holanda), Sala Concertgebouw (Holanda), Palau de La Musica Catalana (Espanha), dentre outras. Em 2019, fez uma longa turnê pelos Estados Unidos da América, tocou em Port Townsend, Seattle, Boulder (Denver), São Francisco, Oakland, Berkeley etc.

Como professor, ministrou os cursos “Clarinete Popular”, “Linguagem de Choro para Instrumentos de Sopro” e “Prática de Conjunto de Choro” em: 29ª Oficina de Música de Curitiba (2011 e 2014), California Brazil Camp (EUA, 2011 e 2012), Festival de Música de Itajaí (2012), Oficina de Choro Casa do Núcleo (São Paulo, 2012), Festival de Música de Ourinhos (2014 e 2015), Festival Choro e Jazz (Jericoacoara/CE, 2010, 2011, 2013, 2014 e 2015), Semana do Choro de Barretos (2014), Festival de Clarinetes da Patagônia (Argentina, 2014), Encontro Internacional de Clarinetes (Bahia Blanca, Argentina, 2015), Festival Chorando Sem Parar (São Carlos, 2016), Festival de Música de Port Townsend (EUA, 2019), Festival Internacional de Música em Casa, FIMUCA (2020), 41º Festival Internacional de Música de Londrina (2021 e 2022), 1º Festival de Verão de Campos do Jordão (2022), Berkeley Festival of Choro (EUA, 2022), Choro Camp New England (EUA, 2022), Lençóis Jazz & Blues Festival (2022), Festival Dia de Choro (Poços de Caldas, 2022). Atualmente é professor de clarinete da EMESP Tom Jobim e professor e co-fundador da Escola de Choro de São Paulo (ECSP).

Nas Artes Cênicas, participou de espetáculos de grandes diretores e atores, como Zeba Del Farra, Pedro Paulo Rangel, Mirian Muniz, Clarice Abujamra, dentre outros. É integrante do time de músicos do espetáculo “Garrincha”, do grande diretor americano Bob Wilson.

É diretor musical, arranjador, compositor e instrumentista do espetáculo de dança “Fino Fio”, de Maria Eugênia Almeida, dirigido por Cristiano Meirelles. É integrante do Projeto “Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo”, do Grupo Luceros Dança Toninho Ferragutti, do Grupo Roda de Choro, do Grupo Ó do Borogodó e do Projeto “A Música Perto de Mim”; além de fundador e diretor do “Baile do Ribeiro”, colaborador do Projeto “Percorso Ensemble”, e arranjador e integrante da Orquestra Platinelas.

Em 2014, lançou o disco “Alexandre Ribeiro Quarteto” e, em 2017, seu primeiro disco solo, intitulado de “De Pé na Proa”, ambos produzidos por Swami Junior.

Criou diversas séries para o seu canal do Youtube (Alexandre Ribeiro Clarinete) como, “Um Clarinete na Cidade” e “Fluxos”, ambos direcionados para o universo do clarinete brasileiro contemporâneo.

Lançou, recentemente, em formato digital, o disco “Encoentro/Encontro”, em parceria com o violinista argentino, Allan Plachta.