Projeto artístico teatral nascido em Tatuí ganha espaço no “Cimbaju”

Projeto artístico teatral nascido em Tatuí ganha espaço no “Cimbaju”

Publicidade

3º Sinal apresenta espetáculo, com nova turma, na região de Caieiras

Da redação

O projeto 3º Sinal – nascido em Tatuí, em 2015, como um grupo de estudos teatrais – anunciou expansão neste ano, chegando, agora, aos municípios pertencentes ao Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri).

Entre 2019 e 2021, o tatuiano Cesar Santos esteve à frente do projeto 3º Sinal e, em 2022, seguiu para Caieiras (SP), onde recebeu proposta de trabalho do secretário municipal de cultura Wesley Gonçalves, dando início à expansão do projeto.

Em Caieiras, Santos desenvolveu o projeto “Teatro para Todos”. As atividades começaram em maio do ano passado, utilizando o mesmo método aplicado pelo condutor em Tatuí – onde desenvolveu três espetáculos: “Maria da Vila Matilde”, “A Ver Estrelas” e “Lisbela e o Prisioneiro”.

De acordo com Santos, “a ideia do projeto é de que todos, independentemente da idade e condição financeira, pudessem fazer teatro e aprender com a arte para aprimorar o desenvolvimento pessoal e profissional”.

Desde então, o “Teatro para Todos” recebeu inscrições de 40 novos integrantes e, em novembro, culminou com a criação do primeiro núcleo do projeto. Com o desenvolvimento do trabalho, neste janeiro, Santos abrirá outros três núcleos, nas cidades de Franco da Rocha, Mairiporã e Francisco Morato.

Conforme Santos, os departamentos culturais das cidades vizinhas a Caieiras se interessaram pela proposta teatral desenvolvida e ofereceram parceria para a produção de novos núcleos, com início das atividades já neste mês.

Publicidade

“Não imaginei que este projeto pudesse crescer a ponto de se tornar como está hoje. Me alegro quando vejo que as prefeituras, nesta região, estão cada vez mais interessadas em levar arte e cultura para os que não têm acesso”, afirma Santos.

Neste ano, além dos três novos núcleos, o projeto estreará, no próximo mês, a peça infantil “O Fantasminha Pluft”, com a turma de Caieiras. O espetáculo será apresentado nos dias 4 e 5 de fevereiro, às 17h, no CEU das Artes do município.

O elenco é composto por Ana Beatriz Pinheiro, Debby Alves, Duda Vasconcelos, Eli Oliveira, Giselle Santos, Luiza Bispo, Maranhão Mamede, Matheus Almeida, Pablo Dassero, Rita Ferri e Vick Mercúrio; Cesar Santos assina a direção.

A ficha técnica ainda conta com: João Paulo, como auxiliar de direção; Debby Alves, Iluminadora; Mayumi Sugihara, contrarregra; e Aninha Araújo, na direção musical.

Após a estreia, o diretor diz pretender levar o espetáculo para a região de Quadra, Cesário Lange e Itapetininga, encerrando as apresentações com a entrega dos certificados em Tatuí, onde o projeto começou.

Em 2023, Santos ainda deve assumir outros núcleos nos municípios de Jundiaí, Franco da Rocha, Francisco Morato, Várzea Paulista e São Paulo, de modo que, ao final do ano, contará com uma mostra teatral com todos os núcleos nas cidades por onde o projeto esteve.

“Também temos interesse de levar os espetáculos do projeto para os festivais de teatro que ocorrerem na região e fazer crescer o ‘Teatro para Todos’ tornando-o conhecido em todo o estado de São Paulo”, finaliza Santos.