Projeto artístico teatral nascido em Tatuí ganha espaço no “Cimbaju”
3º Sinal apresenta espetáculo, com nova turma, na região de Caieiras
Da redação
O projeto 3º Sinal – nascido em Tatuí, em 2015, como um grupo de estudos teatrais – anunciou expansão neste ano, chegando, agora, aos municípios pertencentes ao Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri).
Entre 2019 e 2021, o tatuiano Cesar Santos esteve à frente do projeto 3º Sinal e, em 2022, seguiu para Caieiras (SP), onde recebeu proposta de trabalho do secretário municipal de cultura Wesley Gonçalves, dando início à expansão do projeto.
Em Caieiras, Santos desenvolveu o projeto “Teatro para Todos”. As atividades começaram em maio do ano passado, utilizando o mesmo método aplicado pelo condutor em Tatuí – onde desenvolveu três espetáculos: “Maria da Vila Matilde”, “A Ver Estrelas” e “Lisbela e o Prisioneiro”.
De acordo com Santos, “a ideia do projeto é de que todos, independentemente da idade e condição financeira, pudessem fazer teatro e aprender com a arte para aprimorar o desenvolvimento pessoal e profissional”.
Desde então, o “Teatro para Todos” recebeu inscrições de 40 novos integrantes e, em novembro, culminou com a criação do primeiro núcleo do projeto. Com o desenvolvimento do trabalho, neste janeiro, Santos abrirá outros três núcleos, nas cidades de Franco da Rocha, Mairiporã e Francisco Morato.
Conforme Santos, os departamentos culturais das cidades vizinhas a Caieiras se interessaram pela proposta teatral desenvolvida e ofereceram parceria para a produção de novos núcleos, com início das atividades já neste mês.
“Não imaginei que este projeto pudesse crescer a ponto de se tornar como está hoje. Me alegro quando vejo que as prefeituras, nesta região, estão cada vez mais interessadas em levar arte e cultura para os que não têm acesso”, afirma Santos.
Neste ano, além dos três novos núcleos, o projeto estreará, no próximo mês, a peça infantil “O Fantasminha Pluft”, com a turma de Caieiras. O espetáculo será apresentado nos dias 4 e 5 de fevereiro, às 17h, no CEU das Artes do município.
O elenco é composto por Ana Beatriz Pinheiro, Debby Alves, Duda Vasconcelos, Eli Oliveira, Giselle Santos, Luiza Bispo, Maranhão Mamede, Matheus Almeida, Pablo Dassero, Rita Ferri e Vick Mercúrio; Cesar Santos assina a direção.
A ficha técnica ainda conta com: João Paulo, como auxiliar de direção; Debby Alves, Iluminadora; Mayumi Sugihara, contrarregra; e Aninha Araújo, na direção musical.
Após a estreia, o diretor diz pretender levar o espetáculo para a região de Quadra, Cesário Lange e Itapetininga, encerrando as apresentações com a entrega dos certificados em Tatuí, onde o projeto começou.
Em 2023, Santos ainda deve assumir outros núcleos nos municípios de Jundiaí, Franco da Rocha, Francisco Morato, Várzea Paulista e São Paulo, de modo que, ao final do ano, contará com uma mostra teatral com todos os núcleos nas cidades por onde o projeto esteve.
“Também temos interesse de levar os espetáculos do projeto para os festivais de teatro que ocorrerem na região e fazer crescer o ‘Teatro para Todos’ tornando-o conhecido em todo o estado de São Paulo”, finaliza Santos.