Programação festiva vai até o final do mês
Celebração aos 197 anos de Tatuí tem eventos diversos e gratuitos em vários locais
Da reportagem
O aniversário de 197 anos de Tatuí reserva muitas atrações culturais, cívicas e de lazer, entre outras. Nesta sexta, o ponto alto é o desfile cívico, na rua 11 de Agosto.
A partir das 12h, o Aeroclube de Tatuí recebe uma programação especial, com paraquedismo, show de acrobacias e outras atrações.
O Tatuí Rodeo Music começaria na quinta-feira, 10, no Lar Donato Flores, com show da dupla Jorge e Mateus (após o fechamento desta edição, às 16h). Nesta sexta, acontece a apresentação beneficente, em prol do Fusstat, “Boate Azul”, com as duplas Edson & Hudson e Gian & Giovani.
No domingo, 12, encerrando o evento, Leo Raphael, DJ Chris no Beat e US Agroboy. Todos os shows acontecem às 20h. Ainda acontece a realização do tradicional rodeio.
Exceto para “Boate Azul”, que trocou entradas por um quilo de alimento não perecível ou ração, os ingressos são pagos e podem ser adquiridos pela internet
No período entre esta sexta-feira, 11, e 31, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, é exposto o projeto educativo “Ontem e Hoje – A Importância da Preservação”, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
No dia 12, sábado, a Praça da Matriz recebe, às 11h, o “Música na Praça” especial em comemoração ao aniversário da cidade, com os Seresteiros com Ternura. Às 13h30, o palco do coreto tem a presença da Orquestra Sinfônica de Tatuí.
Na tarde de sábado, no Clube de Campo, às 15h, é realizado o “Futebol Solidário 2023”, com a presença de craques que fizeram história no futebol brasileiro e internacional
Às 18h, no CEU das Artes, é apresentado o espetáculo teatral “Fantasminha Pluft”, do Projeto 3º Sinal, com produção e direção geral de Cesar Santos.
Na segunda-feira, 14, às 20h, acontece o lançamento do livro “Atenção Pedrinho”, de Wilian Alexandre Nunes da Silva, com uma noite de autógrafos.
Nos dias 15 e 16, terça-feira e quarta-feira, às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, ocorre a contação de histórias “Resgate da Cultura Popular – Semana do Folclore”, com Raquel Prestes.
Às 15h do dia 15, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” sedia o projeto “Violão – Área de Violão Erudito”, do Conservatório de Tatuí.
Na quarta-feira, 16, às 19h, na Feira da Lua, da praça Ayrton Senna, será a vez de apresentação do Projeto Tradição e Raiz, com a caravana Show nos Bairros.
No dia 17, quinta-feira, às 18h, no CEU das Artes, acontece a 6ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”.
Entre os dias 17 de agosto e 3 de setembro, no Centro Cultural, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h, fica em cartaz a exposição “Expressões em Mosaico”, da Apae Tatuí.
Na sexta-feira, 18, às 19h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” sedia a “Noite da Seresta Com Ternura – Especial 10 anos”, com o Grupo Seresteiros com Ternura, no 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.
No sábado e domingo, 19 e 20 de agosto, das 9h às 17h, no Centro Hípico de Tatuí, acontece o 8º “Tatuí Classic Car”.
Será sediada, na praça Martinho Guedes (Praça da Santa), no dia 19, sábado, das 8h às 18h, a intervenção de arte visual “Minha Terra tem Arteira, Onde Gosto de Andar”, de Liliana Rosa dos Reis, pelo 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.
Nesse mesmo dia, às 11h, na Praça da Matriz, acontece o “Música na Praça” com Pedro Paulo e Os Seresteiros com Ternura.
Já às 15h, na praça Manoel Guedes (Praça do Museu), a artista Raquel Carpejani apresenta, no 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí, o projeto “Paulo Setúbal, em Versos, Melodias e Canções”.
No domingo, 20, às 9h30, na feira livre do Largo do Mercado (praça Anita Costa), tem o Projeto Tradição e Raiz, com o cantor Xonado.
No dia 22, terça-feira, às 14h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, há a contação de histórias “Resgate da Cultura Popular – Semana do Folclore”, com Raquel Prestes.
Na sexta-feira, 25, às 19h, na praça de alimentação municipal, ocorre o “Happy Hour Musical”, com apresentação do Mistura Brasil e de Pedro Adilson.
A praça Olívio Junqueira (Avenida das Mangueiras) recebe, no sábado, 26, das 8h às 18h, a intervenção de arte visual “Minha Terra Tem Arteira, Onde Gosto de Andar”.
Nesse mesmo dia, às 11h, na Praça da Matriz, será a vez do “Música na Praça” com a banda Santa Cruz. Às 13h, no Motódromo Municipal “Altair Passerani Filho”, é realizada a sexta etapa do Paulista de Motocross.
Às 15h do sábado, 26, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” recebe o artista Felipe Abramovictz em bate-papo sobre a exposição “Vida e Obra de Expedycto Lyma”, parte da “Ocupação Expedycto Lima”, que vai até 30 de setembro. O evento fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Às 15h, no CEU das Artes, é encenado o espetáculo para bebês “Brun Blaà”, da Cia. Catarsis (Arte para Infância e Juventude), de Jundiaí.
No sábado, 26, o Centro Cultural será palco do espetáculo “Coreografando 1, 2, 3”, de Ana Cristina Machado, como parte do 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.
No domingo, 27, às 8h30, acontece a segunda fase das disputas válidas pela sexta etapa do Paulista de Motocross, no Motódromo Municipal “Altair Passerani Filho”.
A Biblioteca “Brigadeiro Jordão” recebe na terça-feira, 29, das 9h às 14h, Raquel Prestes, com a contação de histórias “Resgate da Cultura Popular – Semana do Folclore”.
Ainda na terça-feira, das 10h às 18h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” sedia o “Museu das Favelas de São Paulo”, projeto que integra o programa Conexões Museus, da capital.
Às 17h, no Centro Cultural, acontece a apresentação do grupo Rodas de Choro, do Conservatório de Tatuí.
Na quarta-feira, 30, às 12h, há a transmissão ao vivo, pelo canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, no YouTube, do “Vozes da Arte de Tatuí – fortalecendo a diversidade e a representatividade por meio de entrevistas com artistas locais” –, de Raul Galhego da Silva, pelo 3º Festival de Arte e Cultura.
Já às 14h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, é promovida a oficina dos Pontos MIS “Charlie Chaplin – A Vida é Comédia”, com Cássio Starling.
Semana Paulo Setúbal
As festividades começaram com a 81ª Semana Paulo Setúbal, considerada a mais antiga programação de cunho cultural e artístico da cidade, cujo tema deste ano é “Tatuí… Guardo no Coração, Guardei Sempre em Minha Saudade a Recordação Amorável da Minha Boa Terra Natal”, extraído do capítulo “V” da obra “Confiteor”, do escritor tatuiano Paulo Setúbal.
Para o diretor do Departamento Municipal de Cultura e gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna, tanto a Semana Paulo Setúbal quanto o mês do aniversário de Tatuí trazem um momento importante para a cidade, por conta de ela carregar títulos culturais.
“É a festa da arte e da cultura; e é a forma de movimentar a cidade. Nós, que somos tão culturais e reconhecidos pela Capital da Música, pela Terra dos Doces Caseiros, pela Terra de Paulo Setúbal e Cidade Ternura, desenvolvemos uma grande atividade para a Semana Paulo Setúbal”, acentuou.
“Ela, que vem junto com a Feira de Artesanato, Feira da Troca de Livros, ou seja, é um movimento cultural e artístico de extrema importância para a nossa cidade”, acrescentou Vianna.
Já foram realizadas, na semana passada, as premiações dos vencedores do 21º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias, de abrangência nacional, e do 21º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, de abrangência municipal.
Na noite do dia 3, o jornal O Progresso de Tatuí lançou, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, o suplemento cultural com todos os trabalhos dos dois concursos “Paulo Setúbal” deste ano.
Até o dia 15, o Centro Cultural de Tatuí ainda sedia a exposição “Teus Filhos de Grandes Méritos”, de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 17h, e de segunda-feira a domingo, das 19h às 21h.