Programação de aniversário de Tatuí segue com mostras e ações culturais
Agenda diversificada destaca literatura e reforça a Semana Paulo Setúbal
Da reportagem
A prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, já deu início à programação em comemoração ao aniversário de Tatuí, que completa 197 anos de fundação.
As festividades começaram com a 81ª Semana Paulo Setúbal, considerada a mais antiga programação de cunho cultural e artístico da cidade, cujo tema deste ano é “Tatuí… Guardo no Coração, Guardei Sempre em Minha Saudade a Recordação Amorável da Minha Boa Terra Natal”, extraído do capítulo “V” da obra “Confiteor”, do escritor tatuiano Paulo Setúbal.
Por sua vez, com o tema “Tatuí, Tens Filhos de Grandes Méritos, é Justo que os Louvemos”, inspirado no Hino Municipal, o tradicional desfile cívico acontece no dia 11 de agosto, a partir das 9h.
Segundo a organização, ele trará uma homenagem aos cidadãos (ou a seus familiares) que fomentaram as áreas da cultura, educação, saúde e social do município.
Para o diretor do Departamento Municipal de Cultura e gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna, tanto a Semana Paulo Setúbal quanto o mês do aniversário de Tatuí trazem um momento importante para a cidade, por conta de ela carregar títulos culturais.
“É a festa da arte e da cultura; e é a forma de movimentar a cidade. Nós, que somos tão culturais e reconhecidos pela Capital da Música, pela Terra dos Doces Caseiros, pela Terra de Paulo Setúbal e Cidade Ternura, desenvolvemos uma grande atividade para a Semana Paulo Setúbal”, acentuou.
“Ela, que vem junto com a Feira de Artesanato, Feira da Troca de Livros, ou seja, é um movimento cultural e artístico de extrema importância para a nossa cidade”, acrescentou Vianna.
No dia 1º, terça-feira, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, aconteceu a cerimônia de divulgação dos vencedores do 21º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias, de abrangência nacional.
No certame, foram premiados os três primeiros colocados das categorias crônicas, contos e poesias, além do “Prêmio Galardão” (uma honraria recebida pelo escritor tatuiano Paulo Setúbal na Academia Brasileira de Letras), destinado exclusivamente às obras de autores nascidos ou residentes há mais de dois anos em Tatuí.
Presencialmente no evento, o escritor Lúcio Rodrigues Júnior recebeu o troféu pelo conto “Remetido Sangue”.
O segundo “Galardão” da noite foi para Eduardo Alves de Miranda, pela crônica “A Poltrona Rebelde”. Além dos troféus, os escritores recebem R$ 1.500 em dinheiro. Durante a cerimônia, também foram entregues certificados de menção honrosa, pela qualidade dos textos.
No período de 2 a 15 de agosto, o Centro Cultural de Tatuí recebe a exposição “Teus Filhos de Grandes Méritos”, de segunda a sexta, das 9 às 17h, e de segunda a domingo, das 19h às 21h.
Na quinta-feira, 3, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, aconteceu o lançamento do livro “Lagarta quer Casa”, da escritora Raquel Prestes, com ilustrações de Roberto Weigand.
Na noite desse mesmo dia, o Teatro Procópio Ferreira recebeu a cerimônia de premiação do 21º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais. Nela, foram premiados os trabalhos de alunos das redes municipal e particular de ensino.
De acordo com Vianna, a novidade desta edição foi a premiação da “educação especial”, o EJA (Educação de Jovens e Adultos), com o “Desenho Universal da Aprendizagem”.
“É uma forma inclusiva com que estamos trabalhando dentro de um certame e de uma semana tão importante para a cidade”, avaliou Vianna.
Durante a premiação, a professora Leila Salum Menezes da Silva (falecida no dia 9 de setembro do ano passado) recebeu homenagem pelo trabalho dedicado às obras de Paulo Setúbal e, também, pelo cargo de coordenadora pedagógica que exerceu no Museu Histórico “Paulo Setúbal” durante a década de 80.
Ainda na noite de quinta-feira, 3, o jornal O Progresso de Tatuí lançou, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o suplemento cultural com todos os trabalhos dos dois concursos “Paulo Setúbal” deste ano. Todos os vencedores das duas premiações culturais (nacional e municipal) também receberão o encarte.
Entre os dias 4 e 13 de agosto, das 10h às 20h, acontece a Feira do Artesanato “Capital da Música”, por meio da Associação dos Artesãos de Tatuí.
Na tarde de sexta-feira, 4, aconteceu, na Apae, a apresentação da peça “Pipa e a Flor”. Já à noite, no CEU das Artes, aconteceria oficina de teatro para maiores de 16 anos, das 19 às 22h.
Ainda na noite de sexta-feira, 4, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, ocorreria (após o fechamento desta edição, às 17h) a abertura da exposição “Vida e Obra de Expedycto Lyma”, com curadoria de Felipe Abramovictz. O evento segue até o dia 30 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Neste sábado, 5, a programação segue com o 3º Festival de Arte e Cultura – Liliana Rosa dos Reis, com o tema “Minha Terra Tem Arteira”, na Praça da Matriz, das 8h às 18h.
O evento acontece em paralelo ao Projeto Música na Praça, com apresentação da big band Grande Banda do Sertão, às 11h. Ainda no sábado, 5, às 15h e 18h, o CEU das Artes recebe a peça de teatro “A Pipa e a Flor”, para maiores de 16 anos.
Na manhã deste domingo, 6, a feira livre do Largo do Mercado recebe o projeto Tradição e Raiz, com apresentação musical do cantor Gabriel Diaz.
Ainda no domingo, das 9h às 13h, a Praça do Carroção recebe a “Rua da Alegria”, com o Projeto Sorriso, em parceria com o grupo Old Stop Carros Antigos.
Na segunda-feira, 7, às 19h, o Centro Cultural de Tatuí sedia homenagem ao cantor Noel Rosa, denominado “Retrato Brasileiro e Jacque Falcheti”, com show do álbum “Outras Bossas”, do Coletivo Caju Cultura.
No dia 8 de agosto, terça-feira, às 14h, será a vez do Museu Histórico “Paulo Setúbal” receber o lançamento do livro “Lagarta quer Casa”, em bate-papo com a escritora.
No dia 9, quarta-feira, às 10h, acontece a publicação dos resultados finais dos cinco editais municipais de cultura, na rua 7 de Abril, travessa com a rua 15 de Novembro.
Na noite desse mesmo dia, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, será inaugurado o projeto “Consultório na Rua – CnaR”, com a presença do Coro do Conservatório de Tatuí. Às 19h, na praça de alimentação municipal, acontece o projeto Happy Hour Musical, com a banda Drone.
O Tatuí Rodeio Music acontece no período de 10 a 12 de agosto, no recinto do Lar Donato Flores, a partir das 20h, com shows musicais.
No período entre 11 e 31 de agosto, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, será exposto o projeto educativo “Ontem e Hoje – A Importância da Preservação”, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
No dia 12 de agosto, sábado, a Praça da Matriz recebe, às 11h, o “Música na Praça” especial em comemoração ao aniversário da cidade. Às 13h30, o palco do coreto tem a presença da Orquestra Sinfônica de Tatuí.
Na tarde desse mesmo dia, no Clube de Campo de Tatuí, às 15h é realizado o “Futebol Solidário 2023”, com a presença de craques que fizeram história no futebol brasileiro e internacional
Às 18h, no CEU das Artes, será apresentado o espetáculo teatral “Fantasminha Pluft”, do Projeto 3º Sinal, com produção e direção geral de Cesar Santos.
Na segunda-feira, 14, às 20h, acontece o lançamento do livro “Atenção Pedrinho”, de Wilian Alexandre Nunes da Silva, com uma noite de autógrafos.
Nos dias 15 e 16, terça-feira e quarta-feira, às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, ocorre a contação de histórias “Resgate da Cultura Popular – Semana do Folclore”, com Raquel Prestes.
Às 15h do dia 15 de agosto, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” sedia o projeto “Violão – Área de Violão Erudito”, do Conservatório de Tatuí.
Na quarta-feira, 16, às 19h, na Feira da Lua, da praça Ayrton Senna, será a vez da apresentação do Projeto Tradição e Raiz, com a caravana “Show nos Bairros”.
No dia 17, quinta-feira, às 18h, em local a se definir, acontece a 6ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”.
Entre os dias 17 de agosto e 3 de setembro, no Centro Cultural de Tatuí, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h, fica em cartaz a exposição “Expressões em Mosaico”, da Apae Tatuí.
Na sexta-feira, 18, às 19h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” sedia a “Noite da Seresta Com Ternura – Especial 10 anos”, com o Grupo Seresteiros com Ternura, no 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.
No sábado e domingo, 19 e 20 de agosto, das 9h às 17h, no Centro Hípico de Tatuí, acontece o 8º Tatuí Classic Car.
Será sediada, na praça Martinho Guedes (Praça da Santa), no dia 19 de agosto, sábado, das 8h às 18h, a intervenção de arte visual “Minha Terra tem Arteira, Onde Gosto de Andar”, de Liliana Rosa dos Reis, pelo 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.
Nesse mesmo dia, às 11h, na Praça da Matriz, acontece o “Música na Praça”, com Pedro Paulo e Os Seresteiros com Ternura.
Já às 15h, na praça Manoel Guedes (Praça do Museu), a artista Raquel Carpejani apresenta, no 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí, o projeto “Paulo Setúbal, em Versos, Melodias e Canções”.
No domingo, 20, às 9h30, na feira livre do Largo do Mercado (praça Anita Costa), tem o Projeto Tradição e Raiz, com o cantor Xonado.
No dia 22, terça-feira, às 14h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, há a contação de histórias “Resgate da Cultura Popular – Semana do Folclore”, com Raquel Prestes.
Na sexta-feira, 25, às 19h, na praça de alimentação municipal, ocorre o “Happy Hour Musical”, com apresentação do Mistura Brasil e de Pedro Adilson.
A praça Olívio Junqueira (Avenida das Mangueiras) recebe, no sábado, 26, das 8 às 18h, a intervenção de arte visual “Minha Terra Tem Arteira, Onde Gosto de Andar”.
Nesse mesmo dia, às 11h, na Praça da Matriz, acontece o “Música na Praça” com a banda Santa Cruz. Às 13h, no Motódromo Municipal “Altair Passerani Filho”, é realizada a sexta etapa do Paulista de Motocross.
Às 15h do sábado, 26, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” recebe o artista Felipe Abramovictz, em bate-papo sobre a exposição “Vida e Obra de Expedycto Lyma”.
Às 15h, no CEU das Artes, é encenado o espetáculo para bebês “Brun Blaà”, da Cia. Catarsis (Arte para Infância e Juventude), de Jundiaí.
Ainda sem horário definido, no sábado, 26, o Centro Cultural será palco do espetáculo “Coreografando 1, 2, 3”, de Ana Cristina Machado, como parte do 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.
No domingo, 27, às 8h30, acontece a segunda fase das disputas válidas pela sexta etapa do Paulista de Motocross, no Motódromo Municipal “Altair Passerani Filho”.
A Biblioteca “Brigadeiro Jordão” recebe na terça-feira, 29, das 9h às 14h, Raquel Prestes, com a contação de histórias “Resgate da Cultura Popular – Semana do Folclore”.
Ainda na terça-feira, das 10h às 18h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” sedia o “Museu das Favelas de São Paulo”, projeto que integra o programa Conexões Museus, da capital paulista.
Às 17h, no Centro Cultural, acontece a apresentação do grupo Rodas de Choro, do Conservatório de Tatuí.
Na quarta-feira, 30, às 12h, há a transmissão ao vivo, pelo canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, no YouTube, do “Vozes da Arte de Tatuí” – “fortalecendo a diversidade e a representatividade por meio de entrevistas com artistas locais” – , de Raul Galhego da Silva, pelo 3º Festival de Arte e Cultura.
Já às 14h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, é promovida a oficina dos Pontos MIS “Charlie Chaplin – A Vida é Comédia”, com Cássio Starling.