Primeiro Ásia Festival Tatuí soma público de 1.800 na Praça da Matriz

Primeiro Ásia Festival Tatuí soma público de 1.800 na Praça da Matriz

Publicidade

Evento faz parte da programação de aniversário da cidade

Da redação

No sábado passado, 3, na Praça da Matriz, aconteceu o Ásia Festival em Tatuí, evento musical inédito com exibições da cultura japonesa e coreana. Ele começou às 11h e foi até às 18h, com a presença de fãs de filmes, séries, animes, cosplay (atividade de se fantasiar, com acessórios e outros artigos, representando algum personagem) e K-pop (estilo de música da Coreia do Sul).

As apresentações foram de Mari, a Barba, com temas de animes, séries e games; Shaka, de animes e tokusatsus; Vision Dance, com apresentação de performance K-pop; Kendo, luta tradicional de espadas de bambu; Nishinn Daiko, grupo de taiko de Itapetininga e tradicional tambor japonês; e Takeshi Nishimura, com dança tradicional japonesa.

No cronograma, também esteve desfile e competição de cosplayers, disputa game, workshop de origami e uma apresentação de K-pop random play dance (em que são selecionadas uma grande variedade de hits de K-pop e quem sabe a coreografia pode dançar e mostrar habilidade).

O evento contou com dez parceiros e expositores com comidas típicas asiáticas, mangás, bonecos colecionáveis (action figures); seis apresentações artísticas; 40 artistas envolvidos; e mais de 20 cosplayers.

Publicidade

Na categoria de desfile cosplay, Gustavo Cerqueira dos Santos venceu a competição, com o personagem Sanju, do anime “One Piece”. Já na categoria cosplay apresentação, a vencedora foi Rebeca Fernandes, com a personagem Chocho Akimichi, do anime “Boruto, Naruto Next Generations”.

Segundo um dos organizadores do evento, Caio Nogueira, a média de público, baseada no relatório de venda dos expositores, foi de aproximadamente 1.800 pessoas.

A disputa de Random play dance K-pop teve premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugar, tendo Camilly ficado em terceiro, Julia, em segundo e Gabriele, em primeiro.

O festival teve fomento cultural proporcionado pela Lei Paulo Gustavo e contou com apoio da prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

A Lei Paulo Gustavo foi criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, principalmente as demandadas pelas consequências do período de pandemia de Covid-19 no Brasil. O nome da lei homenageia o ator que faleceu em decorrência da doença, em maio de 2021.