“Primavera dos Museus” é destaque do mês na programação de Tatuí
Uma série de eventos culturais gratuitos está programada para setembro
Carlos Serrão
Teve início em Tatuí, no primeiro final de semana de setembro, a 17ª Primavera dos Museus. Ao longo do mês, várias atividades culturais têm destaque, a maior parte no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
O evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e do Ciclo da Cultura Tradicional, com apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer da cidade.
As atividades estão acontecendo também nos mais diversos equipamentos culturais e locais abertos do município.
No sábado, 2, ocorreu nos arredores do Conservatório de Tatuí, o projeto “Minha Terra Tem Arteira, Onde Gosto de Andar”, de Liliana Rosa dos Reis. Teve ainda o show “Coragem”, com a cantora e pianista Mayara Cristina Silva de Almeida, e o lançamento dos livros “Vida em Versos” e “Peça – História Secreta do Brasil”, de José Ortiz Camargo Neto.
Já no domingo, 3, na Feira Livre do Largo do Mercado (praça Anita Costa), o projeto “Tradição e Raiz” reuniu os Cururueiros de Tatuí.
E a programação mensal continua na segunda-feira, 4 (e vai até o dia 15), das 8h às 17h, no paço municipal, com a exposição “Expressões em Mosaico”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tatuí.
Na segunda-feira, 4, e terça-feira, 5, das 13h às 22h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, será a vez da oficina “Fluxo e Performance Musical”, com Abel Moraes, do Conservatório de Tatuí.
Na quinta-feira, 7, às 9h, na praça Paulo Setúbal (Praça do Barão), Dia da Independência do Brasil, será realizada a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional.
De quinta-feira a domingo, 10, das 10h às 20h, na Praça da Matriz, a Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, da Associação Tatuiana de Artesãos, estará aberta.
No sábado, 9, das 10h às 12h, na Praça da Matriz, também acontece a tradicional Feira de Troca de Livros, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.
Também no sábado, 9, às 11h, no mesmo local, o “Música na Praça” traz o Grupo de Choro “M Medeiros”.
Já no dia 12, às 15h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, será a vez do projeto “Violão”, da área de violão erudito do Conservatório de Tatuí.
Dia 13, das 9h às 17h, no museu, acontece a formação em gestão de arquivos, do programa “Conexões Museus SP”, realizado pelo Museu da Imigração e pelo Museu “Paulo Setúbal”, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP).
Dia 15, das 9h às 17h, também no Museu “Paulo Setúbal”, a oficina “Plataforma Museus SP: Por Uma Política de Museus Mais Inclusiva”, do Polo 5 do Sisem-SP, será realizada.
Ainda no dia 15, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal, em frente à Praça da Santa, o projeto “Happy Hour Musical” traz a Banda Drone.
De 15 de setembro a 8 de outubro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural de Tatuí, estará em cartaz a exposição “Bia”, da pintora Teresinha Pinto.
Dia 16, às 11h, na Praça da Matriz, o “Música na Praça” apresenta o grupo de viola caipira Alma Cabocla.
No mesmo dia, das 14h às 17h, no museu, o público poderá conferir o projeto “Dançando às Escuras”, de Luís Fernando da Silva Pinto.
Dia 17, das 16h às 22h, na concha acústica “Maestro Spartacco Rossi”, da praça Antônio Prado, acontece o evento “Ruzzo & Friends”, de Marcelo André Frantz.
De 18 a 24, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a 17ª Primavera dos Museus traz o tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”.
Haverá dois espaços lúdicos: um sobre os quilombolas, com fotos, peças de artesanatos e instrumentos musicais, além da exibição de um vídeo sobre os moradores do Quilombo do Cafundó, situado em Salto de Pirapora; e outro sobre os indígenas, com exposição de peças e objetos salvaguardados no acervo do museu, resgatando a memória dos povos originários.
Dia 18, às 19h, também no museu, acontece a exposição “Memórias Afetivas de um Apartamento”, parceria de Cristian Lourenço, Daniel Passos, Thiago Martins e amigos.
Dia 19, às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, haverá contação de histórias, com Raquel Prestes.
No mesmo dia, às 14h30, o museu sedia a vivência “Colagem com Folhas e Pintura com Tintas Naturais”.
Também no dia 19, às 19h, o museu recebe a noite de autógrafo da obra “O Arqueiro Dourado – As Crônicas dos Halos Folclóricos” e bate-papo com o escritor tatuiano Renato J. Mello.
Dia 20, às 19h, na Feira da Lua da Praça “Ayrton Senna”, o projeto “Tradição e Raiz” apresenta Euzinho Sanfoneiro.
No mesmo dia, só que às 19h30, no museu, será a vez do espetáculo “Armário de Vidro”, do Núcleo Encena.
No dia seguinte, às 14h, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” tem contação de histórias, com Raquel Prestes, e apresentação do Cordão dos Bichos Mirim, da EMEI “Joaquim da Silva Campos”.
Ainda no dia 21, em horário a definir, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), apresenta-se a Camerata de Violões, do Conservatório de Tatuí.
Dia 21 reserva ainda, às 14h, no museu, a oficina de criação de uma câmera escura “Luz, Câmera Escura, Ação”, com Emiliano Capozoli, do Pontos MIS.
Às 19h, o espaço recebe a palestra “Capoeira: Um Ato de Resistência!”, parceria com o professor Paulinho.
Dia 22, às 17h, também no museu, acontece a palestra “O Outro Lado da História: a Cultura Viva e Presente”, com Jovana Fernandes.
Às 19h do mesmo dia e no mesmo local, a tradicional “Noite da Seresta com Ternura – Especial 10 anos”, com o Grupo Seresteiros com Ternura, faz homenagem ao tatuiano Roque Bráulio.
De 23 de setembro a 30 de outubro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no museu, a exposição “Ilustres Tatuianos”, em homenagem a Bráulio, estará em cartaz.
No dia 23 tem ainda, às 15h30, também no museu, recital de violão com Felipe Reis.
Antes, às 14h, no Centro de Orientação e Serviços à Comunidade (Cosc), na rua 13 de maio, 160, centro, o mês especial de programação traz a comemoração dos 60 anos da entidade.
Dia 26, às 9h, na biblioteca municipal, a contação de histórias será sobre a origem da expressão “pé vermeio”, com Flaviana Romagnollo e participação especial de Maria Luci Diccini.
O Centro Cultural de Tatuí recebe, nos dias 26 e 27, das 14h às 17h, a oficina “Produção e Projetos Culturais”, da Poiesis.
Também no dia 26, às 15h, só que no museu, o projeto “Roda de Choro”, do Clube de Choro do Conservatório de Tatuí, terá vez.
Dia 28, das 9h às 14h, na biblioteca municipal, mais contação de histórias, com Raquel Prestes.
Dia 30, às 11h, na Praça da Matriz, o “Música na Praça” traz os Seresteiros com Ternura.
No mesmo dia, na praça Manoel Guedes (Praça do Museu), acontece o Ciclo da Cultura Tradicional, com a seguinte programação: das 17h às 22h, Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”; das 17h às 18h, grupo Seresteiros com Ternura; das 18h às 19h, espetáculo “Treis Causo e o Resto é Prosa”, da Nossa Trupe Teatral; das 19h às 19h20, exibição do filme “Raiz e Alma – um Registro da Cultura do Cururu em Tatuí”, direção de William Lima; das 19h20 às 20h30, bate-papo com William Lima (diretor do filme), Cleonice de Andrade (grupo Tropeirinhos do Rancho), Jaime Pinheiro e Mingo Jacob e Ivan Camargo, editor de O Progresso, com mediação de Antônio Filogenio de Paula Júnior.
Das 20h30 às 20h40, será a vez da intervenção “Prosa”, da Nossa Trupe Teatral; e das 20h40 às 21h20, apresentação Encontro de Cururueiros: Buenão, José Pinto & Rubinho Veio.
Até o dia 30, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no museu, segue em cartaz a exposição “Vida e Obra, Expedycto Lyma”, com curadoria de Felipe Abramovictz.