Prefeitura antecipa ações culturais de Tatuí para 2026

Prefeitura antecipa ações culturais de Tatuí para 2026

Publicidade

Comemorações do bicentenário da cidade iniciam em janeiro, antecedendo os 200 dias da data

Da redação

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, já divulgou a agenda turística e cultural 2026 de Tatuí durante a décima reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizada o dia 4, no Centro Cultural.

A solicitação da apresentação foi feita pelo próprio conselho, em conformidade com a lei municipal número 5.910/2024, que institui o Plano Municipal de Cultura. Participaram do encontro conselheiros, gestores e agentes públicos ligados às áreas de cultura e turismo.

A apresentação foi conduzida pelo secretário-adjunto da Cultura, Rogério Vianna, que, de acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, “reforçou a importância do planejamento integrado para o próximo ano – especialmente por se tratar do ano do bicentenário de Tatuí, período que fortalecerá ações de organização, acessibilidade, valorização da produção cultural local e fortalecimento das políticas públicas do setor”.

Durante a reunião, foi celebrada a conquista anunciada na quarta-feira, 3, quando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, por unanimidade, o ranqueamento das estâncias e municípios de interesse turístico.

Tatuí foi classificada como a quinta colocada entre todas as estâncias turísticas do estado e a primeira entre os MITos que ascenderam à categoria de estância. “Marco histórico que reforça o protagonismo da cidade no cenário cultural e turístico paulista”, comenta a assessoria.

O secretário-adjunto ainda apresentou os responsáveis pela estrutura organizacional da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e detalhou o funcionamento da agenda 2026, que reúne eventos tradicionais, festivais, editais, celebrações religiosas, atividades esportivas, ações formativas e programações especiais relacionadas ao bicentenário.

Aos conselheiros, foi informado que novas ações poderão ser incluídas até 10 de janeiro de 2026, e que a agenda será atualizada mensalmente conforme o envio das propostas até o dia 10 do mês anterior à realização.

“Ressaltou-se, também, que muitos editais municipais exigem que a ação conste previamente no calendário oficial, reforçando a necessidade de alinhamento com a secretaria”, informou a assessoria.

Segundo a pasta, “a agenda é uma ferramenta essencial para garantir transparência, permitir planejamento antecipado, evitar conflitos de datas e organizar a distribuição do suporte institucional”.

A agenda começa em janeiro, mês que marca o início das comemorações pelos 200 dias que antecedem o bicentenário da cidade. A programação inclui a Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, realizada mensalmente na Praça da Matriz, além do pré-Carnaval, que ocorre de 24 de janeiro a 13 de fevereiro.

Também estão previstos o lançamento de editais do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a abertura dos programas de formação do Senar, com aulas de viola caipira, acordeom e atividades do Coletivo Mourão da Porteira, além da divulgação dos editais da Política Nacional Aldir Blanc e o início do 19º Campeonato de Futebol com as categorias superveteraníssima e 60tão.

Em fevereiro, o pré-Carnaval se encerra no dia 13, seguido pelo Carnaval Folia, de 14 a 17. No dia 24, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” lança seus editais de literatura e artes visuais.

Já em março, mês dedicado às mulheres, acontece a 3ª Feira da Mulher Empreendedora, de 6 a 8, a exposição “Mulheres que Contam Histórias” e o Festival da Composição com o concurso “Jingle Tatuí 200 Anos”.

O mês também conta com o lançamento do edital da 12ª Feira do Doce, a abertura da temporada 2026 do Projeto Música na Praça, no dia 14, e a publicação dos editais municipais de cultura.

Abril terá a 19ª Paixão de Cristo, no dia 3, e a Caminhada da Fé, dia 4. De 13 a 17, ocorre a Semana da Literatura Infantil, dedicada a Monteiro Lobato, seguida pela Festa de São Jorge, dia 26, e pelo Festival Ruzzo & Friends, dia 11.

Também integra a programação a Pizza Apae – 50 Sabores da Solidariedade. Em maio, mês da literatura tatuiana, acontecem o 3º Encontro dos Escritores Tatuianos, dia 4, a Feira do Livro de Escritores Tatuianos, dia 9, a Semana Nacional de Museus, de 12 a 17, o Dia do Brincar, dia 23, e o Café Premiado da Solidariedade da Apae, dia 7.

O mês de junho reúne tradições com o Corpus Christi, “tapete”, no dia 3, e missa e procissão, no dia 4, além da Festa Junina de São João do Bemfica, de 12 a 14, e a Festa Junina do Lar Donato Flores, dia 27.

Em julho, Tatuí recebe a 12ª Feira do Doce e o Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, de 8 a 12, além das Férias Inclusivas no Museu, de 21 a 24, o 31º Fetesp, de 18 a 21, e o Jubileu de Prata da Apae, dia 25.

Agosto é o mês do bicentenário de Tatuí e apresenta a 84ª Semana Paulo Setúbal, de 1º a 8, a Expo Tatuí (liga nacional e as comemorações oficiais do bicentenário), no dia 11, com celebração de Ação de Graças, desfile histórico e concerto e marco do bicentenário.

Já no dia 12, acontece a abertura da exposição “Tatuí na Visão do Artista – 200 Anos”, de Mingo Jacob. O mês também inclui parcerias com o Conservatório de Tatuí, o Classic Car Tatuí, o Música na Praça (dia 23), o 5º Torneio de Cururu e a nona etapa do Campeonato Paulista de Motocross.

Em setembro, mês dedicado ao turismo, acontece o 2º Pedal Rota da Música, feira de artesanato, cerimônia de hasteamento da bandeira, a 7ª Mostra de Dança (dias 11 e 12), a Primavera dos Museus (15 a 20), a 7ª Semana Municipal de Turismo (22 a 26), o Turismo Pedagógico (dia 23), o Encontro Municipal de Turismo (dia 24) e a Costela de Chão da Apae (dia 27).

Em outubro, acontece o 2º Festival Sabores de Tatuí, de 9 a 12, além do lançamento do livro literário “Jovem do Bicentenário”, promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Em novembro, mês da cultura nacional, tem o Leilão Beneficente da Apae, dia 8; a Semana da Consciência Negra, de 14 a 20; a Semana da Música “Yolanda Rigonelli”, de 16 a 22; a abertura do “Tatuí – Natal Encantado 2026”, dia 27; a Festa da Padroeira, de 28 de novembro a 8 de dezembro; e o lançamento do livro “Mestres de Banda”, de Marcelo Afonso.

A programação de dezembro inclui o Natal Encantado 2026 e a continuação da Festa da Padroeira, de 1º a 8. A Casa do Papai Noel funciona de 1º a 23, com apresentações do Ballet Municipal; o Bazar do Fundo Social, de 12 a 23; a Feira de Artesanato, de 12 a 24; e o Natal Musical, também de 12 a 23.

O mês se completa com o Rock Jubileu – Energia Solidária da Apae, dia 12; a 21ª Corrida Rural; o encerramento das oficinas municipais, no dia 18; e a participação de Tatuí nos Jogos Abertos do Interior.

Organizadores que desejarem incluir ações no calendário municipal devem enviar a proposta para agendaculturaltatui@gmail.com, para análise da Secretaria de Cultura e Turismo.