Pedagogo Thiago de Castro Leite faz lançamento de seu 1º livro em Tatuí

Pedagogo Thiago de Castro Leite faz lançamento de seu 1º livro em Tatuí

Publicidade

Publicação de tatuiano integra coleção ‘Pedagogia do Teatro/Artes Cênicas’

Da redação

Na próxima quarta-feira, 27, o pedagogo teatral Thiago de Castro Leite promove o lançamento do seu primeiro livro: “Para o Mundo Aumentar de Tamanho: Formação de Espectadores, Mediação Teatral e Acessibilidade”. A obra, publicada pela editora Hucitec, é fruto da pesquisa de doutorado do autor e integra a coleção “Pedagogia do Teatro/Artes Cênicas”.

O lançamento será no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a partir das 19h, com entrada gratuita, tradução em Libras e exibição do minidocumentário “Ações para Suspender o Tempo”. Após a apresentação do livro e do filme, haverá sessão de autógrafos com exemplares à venda no local.

Na obra, Leite reflete sobre “como a experiência artística pode transformar a relação dos espectadores com o mundo”, a partir de dois projetos analisados: o Programa Formación de Espectadores, em Buenos Aires, e “Ações para Suspender o Tempo”, desenvolvido pela Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí em 2021.

Este último teve como público estudantes do ensino médio e associados da Apodet (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí).

O livro também discute a acessibilidade no teatro, detalhando como a Cia. de Teatro do Conservatório explorou a audiodescrição para ampliar a experiência de pessoas cegas e de baixa visão. Leite aborda, ainda, a mediação teatral, que “conecta público e obra por meio de práticas sensoriais e debates criativos”.

Publicidade

“Lançar essa obra reafirma o teatro como um espaço público, plural e igualitário. Quando respeitamos as singularidades de nossa sociedade, a experiência artística faz o mundo crescer e se transformar”, afirma Leite.

Thiago Leite

Thiago de Castro Leite é ator, pesquisador e pedagogo teatral. É doutor e mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e graduado em licenciatura em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da mesma universidade (ECA-USP).

Desde 2016, é professor de artes cênicas no Conservatório de Tatuí. Entre 2021 e 2022, atuou como coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório, pela qual participou de projetos voltados à formação de espectadores e à acessibilidade nas artes cênicas

Leite integra a Nossa Trupe Teatral, grupo sediado em Tatuí desde 2011, e a La Luna Cia. de Teatro, em Canelinha (SC), desde 2018. Entre 2017 e 2019, foi professor colaborador no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc).

Sua produção acadêmica e artística se concentra na pedagogia do teatro e na filosofia da educação, com ênfase em temas como formação de espectadores, teatro na escola, formação de artistas e acessibilidade no teatro.