Novo lote do Guia Turístico de Tatuí tem entrega durante o “Natal Encantado”
Material está na sétima edição e pode ser adquirido gratuitamente
Da reportagem
A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer recebeu no início deste mês um novo lote de exemplares do Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura para ser entregue à população durante os eventos do “Natal Encantado – Doce Natal”.
Publicado em parceria com o jornal O Progresso de Tatuí, o guia, que está na sétima edição, foi lançado durante a Feira do Doce deste ano, que aconteceu entre os dias 5 e 9 de julho.
O material tem seis capítulos, divididos em agenda cultural, patrimônios tatuianos, pontos turísticos, classificados, informações úteis e selo de qualidade. Todas as informações são anualmente atualizadas.
Segundo Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), secretário da pasta, o guia desempenha um papel estratégico na promoção do turismo local, reunindo informações claras e acessíveis sobre atrativos, eventos e serviços disponíveis na cidade.
“Embora estejamos na era digital, onde a tecnologia facilita o acesso à informação, o material impresso continua sendo uma ferramenta de grande valor, especialmente para turistas que preferem informações tangíveis. Essa combinação de formatos garante um alcance mais amplo e diversificado”, destaca o secretário.
Ele relata acreditar que o guia é essencial para disseminar informações turísticas importantes, como atrativos, eventos, opções gastronômicas e de hospedagem.
“Dessa forma, contribui para divulgar os serviços e equipamentos turísticos do município, facilitando a experiência de visitantes, turistas e moradores”, enfatiza.
A gerente administrativa de O Progresso de Tatuí, Lívia Amara R. de Oliveira, relata achar que esse tipo de material é fundamental para uma cidade como Tatuí, Município de Interesse Turístico (MIT) e está buscando ser estância.
“Um material como o nosso, que é detalhado, tem todas as informações com os dados dos locais turísticos da cidade e também informações de interesse do turista e do próprio morador da cidade, que acaba o utilizando ao longo de todo o ano”, aponta ela.
“Tem muita gente, infelizmente, que, às vezes, mora na cidade, mas nunca entrou no Museu Histórico ‘Paulo Setúbal’, por exemplo, por falta de informação. Também por isso, o guia é um material realmente bacana de ser difundido, distribuído e visto pelas pessoas”, finaliza.
A programação do Natal em Tatuí, onde o guia está disponível, começou no dia 6, com o acendimento do “Pinheirão de Natal” e a inauguração da Casa do Papai Noel, localizada no Centro Cultural.
Os eventos vão até o dia 23 e contam com a Vila dos Doces na Praça da Santa, apresentação do Natal Musical na Matriz, com estimativa de atrair cem mil pessoas ao longo da programação.
A publicação
O Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura apresenta relação de bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos que oferecem serviços voltados a visitantes. Tudo é revisado anualmente.
Desde a primeira edição, lançada em 2016, o guia tem sido uma ferramenta essencial para promover os aspectos culturais, turísticos, gastronômicos e históricos de Tatuí. A cada nova edição, incorpora novidades, embora sempre destacando as tradições artísticas e culturais da cidade.
Além da versão impressa, distribuída durante eventos, o guia turístico também está disponível online, no site www.tatuicidadeternura.com.br.
Tanto na versão digital quanto na impressa, é possível encontrar informações sobre os principais pontos turísticos, títulos históricos, opções de lazer, agenda de eventos, e programação musical, além das melhores opções gastronômicas e turísticas da cidade.
Entre os destaques recentes, no portal digital, estão a inclusão de vídeos diretamente na plataforma, que ajudam a divulgar estabelecimentos de turismo e gastronomia, e o recurso de “georreferenciamento”, que permite ao visitante acessar o melhor trajeto para um destino com apenas um toque no endereço desejado.
O site também conta com a constante publicação de reportagens sobre turismo e cultura local, elaboradas pelo jornal O Progresso de Tatuí.