Nesta sexta, Virada Inclusiva em Tatuí acontece na Praça da Matriz
Da redação
Pelo quarto ano consecutivo, a prefeitura, por meio do Departamento Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove mais uma edição da Virada Inclusiva em Tatuí. Com o tema “Vozes Unidas, Direitos Iguais!”, o evento acontece nesta sexta-feira, 1º, das 10h às 15h, na Praça da Matriz.
A ação intersetorial, que reúne a sociedade civil, associações ligadas às pessoas com deficiência e o poder público, tem o objetivo de “trazer soluções pontuais a algumas demandas das pessoas com deficiência do município, buscando uma sociedade inclusiva para todos”.
A programação é diversa e acessível para a participação de pessoas com e sem deficiência e conta com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários dos mais diversos setores.
Juntos, eles oferecem: plantão tira-dúvidas e orientações sobre carteirinha de transporte municipal e intermunicipal para PcD, Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC – Loas), Cadastro Único (CadÚnico), cartão de estacionamento para PcD, direitos da PcD e emprego inclusivo; cadastro e atualização da PcD para o censo municipal; atualização do cadastro dos ostomizados; vídeos com profissionais renomados orientando sobre direitos e deveres da pessoa com deficiência; apresentações culturais de artistas com deficiência e de coral de libras das escolas; e exposição fotográfica.
O programa Virada Inclusiva é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do governo do estado de São Paulo, e, em Tatuí, é realizado em parceria com as Secretarias da Educação, de Direitos Humanos, Família e Cidadania, de Assistência e Desenvolvimento Social e da Saúde; com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD); o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat); a Rede de Atenção Psicossocial (Raps); o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal; o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate); a Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet); a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí (Apae); a Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 26ª Subseção de Tatuí; e a E.E. PEI “Prof. Ary de Almeida Sinisgalli”.