Na voz de Mila Costa, CEU das Artes celebra os ritmos amazônicos

Na voz de Mila Costa, CEU das Artes celebra os ritmos amazônicos

Publicidade
Da redação

Com o objetivo de difundir e valorizar a cultura nortista, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (o CEU das Artes de Tatuí), da prefeitura, recebe o show “Canto do Uirapuru”, com a cantora paraense Mila Costa. Será na terça-feira, 10, às 20h, com entrada gratuita.

O evento promete levar ao público “um pedaço da Amazônia, com canções do Norte do Brasil, como carimbó, marabaixo, brega e vertentes latinas, mostrando a cultura, os ritmos, as variações linguísticas e os encantos amazônicos”.

Além disso, a apresentação possui influências das músicas caribenha e erudita. De acordo com a cantora, as letras das canções, em sua maioria, falam das lendas, dos costumes e das variações linguísticas que compõem a diversa e rica cultura da região Norte brasileira.

O show terá repertório composto por canções autorais de Mila Costa e releituras de clássicos da música nortista, entre eles: “Ao Pôr do Sol”, de Firmo Cardoso; “Negro Sol”, de Márcio Macedo; e “Foi boto Sinhá”, do maestro Waldemar Henrique.

Publicidade

Segundo a cantora, o nome escolhido para o show, “Canto do Uirapuru”, é baseado no lendário pássaro da Amazônia, o uirapuru. Conta a lenda que, depois de uma desilusão amorosa, uma indígena pediu para o deus Tupã transformá-lo em pássaro; assim, enquanto ele cantava, esquecia as dores e ficava perto de sua amada. Ainda de acordo com a lenda, o canto do uirapuru “é poderoso, mas raro de se ouvir”.

Mila Costa é cantora lírica e popular, professora de canto e musicoterapeuta, formada em música pela Universidade Federal do Pará, em canto, pela Emufra, graduada em letras, pela Esmac, e especialista em musicoterapia, pelo Censupeg.

O show “Canto do Uirapuru” foi contemplado pelo edital de cultura 01/2023 “Maria Ruth”. O CEU das Artes está situado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, vila Santa Helena.