
Museu ‘Paulo Setúbal’ de Tatuí recebe Cellos do Villa neste fim de semana
Da redação
Neste domingo, 6, às 16h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” de Tatuí recebe o quarteto Cellos do Villa, com o concerto “Nacionalismo Brasileiro à la Bach”.
Formado por Elen Ramos, Túlio Pires, Everson Zattoni e Wellington Ramos – todos músicos egressos do Conservatório de Tatuí -, o grupo “promete emocionar e encantar com um repertório que une a genialidade de Johann Sebastian Bach ao espírito vibrante do nacionalismo brasileiro”, conforme anunciado.
“A principal proposta é divulgar o repertório para formação de quartetos de violoncelos, destacando a versatilidade do instrumento e sua capacidade de explorar uma ampla extensão sonora”, acrescenta a divulgação.
Desde a estreia, em 2019, no Salão “Villa-Lobos”, do Conservatório de Tatuí, o grupo tem priorizado a interpretação de obras de compositores brasileiros.
Entre os destaques do repertório, está a “Modinha”, da Bachiana Brasileira nº 1, de Heitor Villa-Lobos. O nome do quarteto, Cellos do Villa, é uma homenagem ao próprio Villa-Lobos, que também foi violoncelista e “contribuiu imensamente para a formação da identidade musical do Brasil”.
Com entrada franca, o concerto no Museu Histórico “Paulo Setúbal” (praça Manoel Guedes, 98, centro) foi contemplado pelo Edital de Cultura 01/2023 “Maria Ruth Luz – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música”.