<strong>Museu de Tatuí tem exposição sobre a artista plástica Therezinha Pinto</strong>

Museu de Tatuí tem exposição sobre a artista plástica Therezinha Pinto

Publicidade

Dilea Silva

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, neste mês, está sediando uma exposição em homenagem a artista plástica tatuiana Therezinha de Oliveira Pinto. A mostra segue aberta para visitação até o dia 9 de abril, de terça a domingo, das 9h às 17h.

A exposição faz parte do projeto “Ilustres Tatuianos” e conta fotos e trabalhos da artista plástica, entre eles uma tela, duas poesias e um livro. A mostra foi aberta ao público na sexta-feira da semana passada, 17, na “Noite da Seresta com Ternura”, com apresentação do grupo “Seresteiros com Ternura”.

O museu está localizado na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gpv.br.

Homenageada

Therezinha de Oliveira Pinto nasceu em Porangaba no dia 3 de fevereiro de 1932, filha de Aparício de Oliveira Pinto e Armelina Correa de Oliveira. Fez curso primário na cidade de Porangaba, e os cursos Ginasial e Normal na escola “Barão de Suruí”, em Tatuí, mesmo estabelecimento em que fez aperfeiçoamento em administração escolar.

Publicidade

Realizou curso de qualificação na modalidade pintura em tela na Escola Industrial Sales Gomes, com a professora Maria José Bertim Alegre. Fez faculdade de educação artística em Tatuí e de pedagogia na OSE, em Itapetininga, na modalidade de administração escolar.

Cursou complementação pedagógica na modalidade de supervisão escolar no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu, e orientação educacional na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em Tatuí.

Estudou desenho e pintura a óleo na Associação Paulista de Belas Artes – São Paulo, tendo como orientadora a artista plástica Collete Pujol. Fez pintura, na modalidade giz pastel, com o artista plástico Carlos Augusto Cardoso, em Sorocaba. Cursou aquarela no Museu Lasar Segall, em São Paulo, e no ateliê particular da aquarelista Magda Petroff. Therezinha possui um ateliê de pintura em Tatuí.

A artista obteve o 1° lugar no Concurso de Contos e o 2° lugar no Concurso de Poesia, ambos em Tatuí; além do troféu professor primário do ano e do troféu artista plástico, do Rotary Clube de Tatuí.

Participou de vários salões de pintura, recebendo as seguintes premiações: menção honrosa na Galeria Momento D’Arte, em Goiânia; menção honrosa na Galeria Livorno, em Sardenha, Itália; medalha de bronze no Espaço Turístico da Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo; medalha de bronze no Centro Cultural José Martins “Muestra de Pintura y Foto – Escultural del Brasil”, Grupo Lemos Art, Cidade do México; e medalha de prata no “Kager Executive Center”, em Miami, na Flórida, USA.

Também expôs trabalhos em vários lugares do Brasil e do mundo, sendo eles: Casa da Cultura, Banco do Brasil, Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, diversas escolas de 1° e 2° graus, Sesi, CAT-Sesi e Galeria Ivenio Pires, ambos em Tatuí; Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo e Vitória; Clube Esperia, em São Paulo; Câmara Municipal de São Paulo; Assembleia Legislativa de São Paulo; Hotel Del Príncipe, em Marabá, no Pará; Starte Galeria de Arte, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Stylu Galeria de Arte e Centro de Artes Mendonça, ambos em Cuiabá, no Mato Grosso; 1° Grande Salão do Artista Plástico, da prefeitura de Suzano, em São Paulo; Galerie Costes Cité Léon Blum, em Agen, na França; e Coral Art Gallery, em Miami, na Florida, USA.