Mostra de alunos é sediada em biblioteca de Tatuí

Mostra de alunos é sediada em biblioteca de Tatuí

Publicidade

Exposição objetiva incentivar reflexão sobre diversidade

Da redação

Alunos do ensino fundamental da Escola Municipal “Joaquim da Silva Campos” expuseram, na Biblioteca “Brigadeiro Jordão”, em Tatuí, trabalhos de artes visuais desenvolvidos sobre o Dia da Consciência Negra.

A ação foi organizada na semana do dia 20 de novembro pela diretora da instituição de ensino, Rita Braz, em parceria com a coordenadora da biblioteca, Maria Salete Pereira. Rita conta que o objetivo foi incentivar as crianças a refletirem sobre a diversidade cultural.

Para isso, a escola organizou uma visita dos alunos à biblioteca, para que pudessem ver de perto os trabalhos feitos por eles.

Publicidade

“Nós temos de transmitir desde pequenos essa educação a eles. Os trabalhos foram feitos com muito amor e dedicação, tanto pelas crianças quanto pelos colaboradores, professores e monitores. Teve o envolvimento da escola e também das famílias”, contou.

Além da exposição na “Brigadeiro Jordão”, os alunos desenvolveram atividades de integração cultural na escola. Ainda levaram as atividades para a instituição vizinha, a “Professora Maria Conceição Oliveira Marcondes”.

O professor José Mesquita dos Santos participou da ação com o grupo “Amarelinha Africana” e conversou com as crianças sobre a cultura africana.

As atividades voltadas à pluralidade social, segundo a diretora, já somam oito anos na escola. Ela reforça a importância de conscientizar as crianças para que elas possam adquirir “valores, respeito e dignidade desde muito cedo”.

“Explico para as crianças que ser diferente é normal. E elas têm de saber que não existe um Brasil, uma história no país sem o povo negro”, concluiu.