Katia Preta participa do Clube do Choro no Conservatório de Tatuí
Da redação
O Clube do Choro do Conservatório de Tatuí dá continuidade à temporada de 2024 e convida, neste mês, a trombonista Kátia Preta. Ela participa da Roda de Choro deste mês na terça-feira, 27, às 17h, no Foyer “Mário Covas”, do Teatro “Procópio Ferreira”. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
Considerada uma das primeiras mulheres a tocar trombone de vara no Brasil, Kátia “é muito conhecida no cenário musical, pois foi pioneira no mundo dos shows, bailes e gravações”, informa a assessoria de comunicação do Conservatório.
Ela criou a própria banda, intitulada Encanto na Folia, composta apenas por mulheres, para animar o Carnaval do Rio de Janeiro. Com essa banda, ficou em primeiro lugar por três anos consecutivos no concurso de bailes da Riotur. Além disso, criou “Tem Preta na Roda”, sua roda de samba, e o projeto “Som da Preta”, que mescla ritmos e estilos diversos.
Kátia Preta também participou das bandas dos cantores Seu Jorge, Da Gama, Rogê, Pablo Moses, Bruno Maia, Dhemma, Carlos Dafé, Álvaro, Mestre Darcy do Jongo, Gerson King Kombo, Getúlio Côrtes, Rubel e Velha Guarda Musical de Vila Izabel, entre outros.
Como integrante da Caixa Preta, fez dois CDs de jongo contemporâneo e acompanhou MPB4, Armandinho, Leila Maria, Sergio Loroza, B Negão e Mr. Catra.
As Rodas de Choro do Conservatório de Tatuí são realizadas sempre na última terça-feira do mês. A cada edição, convida um artista para “entrar na roda” e compartilhar seus conhecimentos com estudantes, músicos e admiradores do choro.
“As Rodas de Choro são encontros animados, com muita troca de informações, conhecimentos e prática desse importante gênero musical – nosso patrimônio cultural”, conclui a assessoria.