“Histórias que os Rios Contam”, de Mingo Jacob, ocupa Centro Cultural de Tatuí
Mostra pode ser visitada até 8 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Da redação
A partir de sexta-feira, 10, o Centro Cultural de Tatuí segue com a exposição “Histórias que os Rios Contam”, do artista plástico Mingo Jacob. A mostra, contemplada pelo edital de Cultura 02/2023 “Carlos Ribeiro”, fica aberta para visitação até o dia 8 de fevereiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.
Mingo apresenta 20 telas de pintura à óleo. Nelas, “lavadeiras tecem seus sonhos, pescadores desvendam segredos aquáticos, canoeiros navegam em busca de aventuras e animais cruzam as águas em uma dança da natureza”, conforme divulgado.
“Ele não apenas celebra as histórias que os rios contam, mas também destaca a importância vital desses corpos d’água para as comunidades rurais”, destaca a assessoria de comunicação do Executivo.
“O público é convidado a refletir sobre sua relação com a natureza, a valorizar a riqueza das histórias que fluem ao longo das correntezas e a se conectar com as narrativas e os personagens que habitam as margens dos rios para embarcar em uma experiência imersiva e emocionante”, segue o serviço municipal.
“Ao explorar as complexidades e as riquezas dos rios, a exposição celebra a diversidade e a vitalidade das comunidades ribeirinhas, enriquecendo o entendimento sobre o papel fundamental dos rios em nossas vidas”, completa.
“Histórias que os Rios Contam” tem entrada gratuita no Centro Cultural de Tatuí, situado na praça Martinho Guedes, 12, no centro.
O artista plástico
Mingo Jacob iniciou a carreira artística no final dos anos 1970, desenvolvendo trabalhos como desenhista em diversos eventos da época. Conheceu Jaime Pinheiro e principiou no ofício da serigrafia.
Na pintura em óleo sobre tela, começou estudos com a professora Therezinha Pinto. Em 2008, aperfeiçoou-se em pintura acadêmica, na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo.
Foi presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart) e, em 2012, realizou a exposição “Tatuí na Visão do Artista”, dando visibilidade artística a diversos patrimônios históricos da cidade.
O artista também participou de salões, exposições coletivas e individuais, obtendo diversas premiações. Em 2018, realizou a exposição “Terra de Paulo Setúbal”, no Hotel Del Fiol, e em 2021 no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
Suas obras serviram de inspiração para o 19º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, realizado pela prefeitura de Tatuí para alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.
Nos anos de 2022 e 2023, com a exposição “Terra de Paulo Setúbal”, circulou pelas cidades de Capela do Alto, Cesário Lange, Cerquilho, Quadra, Porangaba, Laranjal Paulista e Tatuí com o intuito de descentralizar a cultura aos municípios de pequeno porte.