Feira livre do Largo do Mercado terá apresentação sobre cultura indígena, em Tatuí

Feira livre do Largo do Mercado terá apresentação sobre cultura indígena, em Tatuí

Publicidade

Companhia de Maria realiza performance “Os Encantados”, neste domingo

Dilea Silva

A Feira Livre do Largo do Mercado de Tatuí terá uma apresentação sobre a cultura indígena neste domingo, 26. Às 7h, em frente a porta de entrada do Mercado Municipal “Nilzo Vanni”, ao lado do açougue, a Companhia de Maria promoverá a performance “Os Encantados”, de Renata Ramos.

A apresentação tem o objetivo “de fortalecer e expandir a cultura indígena, por meio de uma performance cênica, visando uma aproximação e conexão empírica com aspectos do universo dos povos nativos”, informa a assessoria de comunicação da prefeitura.

Além disso, a companhia diz buscar valorizar e ampliar a composição da cultura local, estimulando a apreciação artística e a formação de público; conscientizar a população sobre a relevância dos povos originários, não só como passíveis de direitos, mas como agentes detentores de conhecimentos fundamentais na solução do alarmante colapso climático; e reconhecer a legitimidade da luta nativa.

De acordo com Renata Ramos, proponente do projeto, o relatório anual do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), elaborado por um corpo de cientistas do clima de 195 países, declara que a humanidade com seus modos atuais de civilização é a responsável pelas mudanças climáticas.

“A performance justifica-se através da ciência do clima e na necessidade de sensibilizar a população local para a solução”, explica Renata.

Ela ainda acrescenta que diante desse contexto catastrófico, destacam-se os povos originários com suas sabedorias ancestrais, tendo o conhecimento do manejo da natureza e fazendo parte do seu equilíbrio.

Publicidade

“Portanto, se queremos mudanças efetivas para evitar o colapso ambiental, temos que – urgentemente – considerá-los. O projeto explica e alinha com os saberes científicos e o empirismo indígena, propondo uma reflexão crítica a partir da arte performática”, conclui Renata.

“Os Encantados”, de Renata Ramos, foi habilitado pelo edital de cultura 01/2021, do “2° Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

A “Companhia de Maria” é um grupo artístico fundado em 2021 pela atriz tatuiana Renata Ramos, a partir do “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

O primeiro projeto do grupo foi “Tem Ar… te!”, contemplado pelo próprio festival. A companhia também foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, com o projeto “Mãe Terra”. Os integrantes são: Renata Ramos; sua filha, ainda criança, Maria Sbrissa; e o artista Felipe Simão.

Renata é formada em teatro pelo Conservatório de Tatuí, pós-graduada em metodologia em ensino da arte, licenciada em pedagogia e em artes visuais pela Uninter. Iniciou produção teatral ainda criança, na escola, aos 9 anos de idade, atuando em “Quem Casa Quer Casa”, de Maria Clara Machado, e, para dar continuidade aos estudos, entrou para o Conservatório de Tatuí aos 11 anos, se formando, em 2017, e participando de mais de 15 espetáculos teatrais.

Em São Paulo, integrou o grupo “As Alziras”, apresentando-se na Virada Cultural com o show “Conversas e Memórias”, e na temporada do espetáculo “Páginas Soltas”, no Teatro Denoy de Oliveira, no Circuito Teatro nos Parques; tudo com a orientação do diretor teatral João das Neves, um dos fundadores do memorável Grupo Opinião.

Em 2019, entrou para a interiorana “Companhia de Opinião”, onde foi contemplada pelo ProAC, e executou o espetáculo “Opinião Conta Dandaras”, em 2020. Atualmente, Renata se dedica a conciliar a maternidade e a elaboração de projetos culturais.