Exposição em Tatuí “Bordados que Contam Histórias” está em cartaz no “PS”

Exposição em Tatuí “Bordados que Contam Histórias” está em cartaz no “PS”

Publicidade

Estilista Cristian Lourenço ocupa espaço cultural até o final do mês

Da redação

De 10 a 30 de setembro, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura, recebe a exposição em Tatuí “Bordados que Contam Histórias”, do estilista Cristian Lourenço, “celebrando o bordado como arte, meio de sustento e expressão pessoal”.

A mostra destaca o papel histórico das mulheres bordadeiras, “que, muitas vezes, viam no bordado uma forma de sobrevivência e independência financeira”, acentua Lourenço.

De acordo com ele, “cada peça traz consigo as lutas, as conquistas e as histórias de vida dessas mulheres, eternizadas em cada ponto”.

Além disso, a exposição apresenta peças criadas pelos alunos do Lar Donato Flores, orientados por Lourenço e a mãe dele, Aparecida Correia, que “usaram o bordado para contar suas próprias histórias”.

“Esse diálogo entre gerações e experiências cria uma exposição que transcende a técnica e toca o emocional; que retrata as memórias e o talento de bordadeiras e novos artistas; e que oferece uma reflexão profunda sobre arte, memória e identidade”, segundo a divulgação da mostra.

Publicidade

“Lourenço, com uma carreira marcada pela inovação e pela promoção da cultura, tem uma longa trajetória como estilista e professor”, aponta a assessoria de comunicação da prefeitura.

Durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2020, adaptou o trabalho, organizando ensaios fotográficos e intervenções culturais on-line, além de workshops e cursos sobre moda e bordado.

Foi reconhecido pela Lei Aldir Blanc, a qual permitiu-lhe a realização de mais de dez intervenções culturais virtuais, “expandindo seu alcance para além das fronteiras municipais”.

Lecionou na Etec de Cerquilho, desenvolveu figurinos para a ópera “Uma Noite de São João” e colaborou com o Conservatório de Tatuí. Em 2023, foi convidado pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal” para atuar como diretor criativo da exposição “Memórias Afetivas de um Apartamento”, que explorou a vivência de pessoas LGBTQIAPN+ por meio de ensaios fotográficos e entrevistas.

O projeto de Lourenço, que resulta na exposição “Bordados que Contam Histórias”, foi contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo 06/2023 “Seleção de Projetos para Arte e Cultura da Capital da Música e Terra de Paulo Setúbal”, da prefeitura de Tatuí e do Ministério da Cultura, do governo federal.

A mostra estará aberta ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada franca no museu, situado na praça Manoel Guedes, 98, centro.