
Eventos culturais de Tatuí no mês destacam Semana Santa
Programação também enfoca a Festa de São Jorge, tradicional do município
Da reportagem
A prefeitura divulgou as atividades turísticas e culturais de Tatuí em abril, prometendo uma “rica programação cultural, repleta de exposições, espetáculos, oficinas e encontros musicais para toda a comunidade”, além de eventos religiosos, em apoio à Semana Santa.
De acordo com o secretário-adjunto do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Rogério Vianna, um dos focos principais da programação é a Festa de São Jorge, tradicional na cidade.
O festejo envolve os cavaleiros de São Jorge e, em caráter beneficente, o Lar Donato Flores, pelos projetos sociais desenvolvidos em conjunto.
Além disso, o Executivo dará apoio para a realização da Semana Santa pela Basílica Nossa Senhora da Conceição, a qual fará procissões, terá o Tríduo Pascal e uma movimentação parte do calendário religioso a envolver uma gama de ações.
“Um grande destaque é o ‘Caminho da Fé’, que vai acontecer no Sábado de Aleluia, essa peregrinação tão importante, que sai da basílica e vai até o Santuário Nossa Senhora de Fátima”, complementou Vianna.
Além disso, na semana anterior, haverá um documentário produzido por Gabriel Vanin, no qual será apresentado como foi o “Caminho da Fé” no ano passado.
Ainda na programação da Semana Santa da Igreja Católica, ocorre na Praça da Matriz, de forma inédita este ano, a Paixão de Cristo da Igreja do Evangelho Quadrangular, na sexta-feira da Paixão (18), às 19h30.
“Uma programação bem intensa, religiosa, com caráter importante, onde nós, Tatuí, que foi erigida por meio da fé, pode professar a sua fé, seja qual for a sua religião”, observou Vianna.
“A Cultura está desenvolvendo essa programação dentro do calendário, justamente para que a população já possa colocar na sua agenda e participar de toda a agenda turística e cultural aqui da nossa cidade”, finalizou.
As atividades do mês de abril acontecerão nos mais diversos equipamentos culturais e locais abertos do município e estarão sujeitas a alterações devido a eventuais imprevistos ou necessidades de ajustes de seus organizadores.
PROGRAMAÇÃO
No dia 1º (terça-feira), no Centro Cultural de Tatuí, com produção de Felipe Abramovictz: das 9h às 17h, ocorre a exposição “Pavilhão Cinematográfico Expedicto Lima”; às 10h30, e o documentário “O Bairro da Secura”, de Expedicto Lima, (1980, 40 min).
Já às 11h15, tem o “Vai Fogo, Pimentão” (83 min) e abertura, com Nalva Aguiar em Tatuí (1980, 2 min); às 14h, “A Ronda da Morte” (1998, 96 min.); e, às 15h30, “O Misterioso Senhor Moretti” (1998, 60 min.), sessão com LSE (legendagem para surdos e ensurdecidos).
Entre 1º e 27, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, acontece a exposição “Laços Sinceros do Criador”, produção de Jeniffer Caroline Schock Nunes.
Entre os dias 1º e 30, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, ocorre o projeto educativo “Mulheres na Música”, com exposição sobre a vida e as obras de Ivanilda Maria Rodrigues Gama.
No dia 1º (terça-feira), às 17h, no Centro Cultural, há a reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). No outro dia, às 9h, na Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí Apodet), tem caminhada de conscientização sobre autismo.
No mesmo dia, quarta-feira, 2, no Centro Cultural de Tatuí, com produção de Felipe Abramovictz: das 9h às 17h, acontece a exposição “Pavilhão cinematográfico Expedicto Lima”; às 14h, “Na Trilha do Ódio” (1979/80, 60 min); e às 15h, “Sentimento Mortal” (21/02, 101min).
Entre os dias 3 e 17, das 9h às 20h, na Praça da Matriz, ocorre a Feira Popular do Livro; também no dia 3 (quinta-feira), às 18h, no Centro Cultural de Tatuí, tem a reunião do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).
De 4 a 8 (sexta a terça-feira), das 10h às 20h, na Praça da Matriz, ocorre a Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, da Associação Tatuiana de Artesãos.
No sábado, 5, às 9h, na Praça da Matriz, há ato de conscientização sobre o autismo, organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e pela Apodet. No mesmo dia e local, ocorre a Feira de Troca de Livros e Jogos de Tabuleiro, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.
No dia 5, às 10h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, acontece a visita teatralizada com história viva “O Mistério do Museu ‘Paulo Setúbal’”, produção de Fernnanda Quésia Rodrigues Alves; e as 11h, na Praça da Matriz, o “Música na Praça”, com apresentação de dança da Apae Tatuí, em celebração ao Dia de Conscientização sobre o Autismo.
Ainda no sábado, 5, às 16h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, ocorre a apresentação de Odair & Eliéser, produção de Odair Cardoso Júnior.
Até domingo, 6, das 9h às 17h, de terça-feira a sexta-feira, no Centro Cultural de Tatuí, tem a exposição “Pavilhão Cinematográfico Expedicto Lima”.
No domingo, 6, às 16h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, acontece o “Nacionalismo Brasileiro à la Bach”, com o Quarteto de Violoncelos, produção de Everson Jurandir Zattoni Filho.
Na segunda-feira, 7, às 13h, no Lar São Vicente de Paulo, há a apresentação de Odair & Eliéser, produção de Odair Cardoso Júnior; às 15h, no Recanto do Bom Velhinho – Vale da Lua, a mesma apresentação; e às 19h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), “Música Clássica na Viola Caipira”, produção de Denis Faria da Silva.
Na quinta-feira, 10, às 17h, no Centro Cultural de Tatuí, reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí (Condephat) e, no CEU das Artes, segunda edição do recital “Meu Brasil”, produção do maestro Luís Bernardo Trindade.
No dia 11, sexta-feira, às 10h, na escola Projeto “Senna em Ação”, ocorre o projeto “Raízes do Nosso Forró”, produção de Aline Ferreira Costa dos Santos, especialmente para os alunos.
No sábado, 12, às 11h, na Praça da Matriz, há o “Música na Praça”, com “A Raiz do Samba – Sua Regionalidade, Urbanidade e Contemporaneidade”, produção de Anderson Bruno Pereira; e às 14h, no Centro Cultural Muvuka (rua Nhô Quim Marques, 205, vila Dr. Laurindo), curso de autopublicação tradicional de livros, produção de Flor Priscila.
Ainda no sábado, das 15h às 22h, na rua Prudente de Moraes, 395, no centro, evento “Ruzzo & Friends 2025”, projeto de estudo de trabalho de conclusão de curso em produção fonográfica de Marcelo Frantz; e às 19h, no CEU das Artes, o projeto “Tambor de Terreiro – Resgate e Tradição na Capital da Música”, produção de Guilherme de Souza Silveiras.
No outro dia, domingo, 13, às 9h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/2Yuui6i), há a estreia do documentário “Caminho da Fé de Tatuí”, direção de Gabriel Vanin.
Entre os dias 14 e 17 (segunda-feira a quinta-feira), das 8h às 17h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, ocorre a Semana da Literatura Infantil “Monteiro Lobato”.
No dia 15, terça-feira, tem o encerramento das inscrições para três editais de cultura do Museu Histórico “Paulo Setúbal”: edital MHPS 01/2025 – 23° Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias https://bit.ly/3QUdVaA; edital MHPS 02/2025 – 5º Festival de Arte e Cultura de Tatuí “Mestre Canturião José Pinto de Moraes” https://bit.ly/3DoQaV5; e edital MHPS 03/2025 – Publicação de Livros https://bit.ly/4ite80d; Informações: museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br e paulosetubalconcurso@gmail.com.
Na terça-feira, 15, às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, acontece a “Música Clássica na Viola Caipira”. Já na quinta-feira, às 16h, na praça Manoel Guedes (Praça do Museu), o projeto “Canta Guri: Sementes Latino-Americanas”, produção de Kaio Alexandre dos Santos Matias.
No dia 18, Dia Nacional do Livro Infantil, às 12h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/4i1CvSp), há o projeto educativo “Histórias Encorajadoras para Crianças Inspiradoras!”, do duo O Reino de Nantes; e, às 19h30, na Praça da Matriz, a 18ª edição da Paixão de Cristo, produção da 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular.
No sábado, 18, às 5h, com saída em frente à Basílica Nossa Senhora da Conceição, na Praça da Matriz, a 6ª edição da Rota Turística e de Peregrinação Religiosa “Caminhada da Fé”, com destino ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Santuário, zona rural de Tatuí.
No sábado, 19, às 11h, na Praça da Matriz, ocorre o “Música na Praça”, com a apresentação “Música Clássica na Viola Caipira”.
Entre os dias 19 de abril a 16 de agosto, aos sábados, com turmas às 13h e às 15h, no CEU das Artes, há oficina de desenho realista com Hícaro Ferreira.
No domingo, 20, às 7h, com concentração na avenida Cônego João Clímaco (avenida das Mangueiras), ocorre a cavalgada da Estância Pernambuco, produção de Tradição Tropeira de Tatuí; e, das 9h às 12h, no Centro Cultural de Tatuí, “Café, Viola & Companhia”, com o grupo de viola Alma Cabocla.
Na segunda-feira, 21, às 7h, na Basílica Nossa Senhora da Conceição, acontece a missa de ação de graças pelos três anos de instalação da basílica. Já na quarta-feira, 23, no site da prefeitura (tatui.sp.gov.br/atosoficiais), há a divulgação dos inscritos nos dois editais de cultura do Museu Histórico “Paulo Setúbal”: edital MHPS 02/2025 – 5º Festival de Arte e Cultura de Tatuí “Mestre Canturião José Pinto de Moraes” e edital MHPS 03/2025 – Publicação de Livros.
Na quarta-feira, 23, às 9h e às 14h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, ocorre a contação de história do 12º livro da escritora Raquel Prestes, intitulado “Tangalomango – Dez Tatus Musicais”.
De 24 a 28, quinta-feira a segunda-feira, ocorre o período de saneamento de falhas dos dois editais de cultura do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, informações: museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br e paulosetubalconcurso@gmail.com;
No sábado, 16, às 11h, na Praça da Matriz, ocorre o “Música na Praça”, com o show “Sete Tempos”, produção de Luiza Mardones Gaião; e às 15h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, o lançamento do livro “As Borboletas não Voam em Linha Reta”, da escritora Cristina Siqueira.
No sábado, 26, às 18h, no CEU das Artes, tem o espetáculo “Armário de Vidro”, produção do Núcleo de Pesquisa [EN]Cena.
Já no domingo, 27, das 10h às 17h, ocorre a Festa de São Jorge, sendo: às 10h, procissão dos cavaleiros de São Jorge, com concentração na avenida das Mangueiras; às 12h, programação festiva no recinto de eventos do Lar Donato Flores, com almoço beneficente, provas equestres e apresentações musicais de Cláudio Gaúcho e Nando Nunez.
Na segunda-feira, 28, no site da prefeitura (tatui.sp.gov.br/atosoficiais), tem a divulgação dos inscritos no edital de cultura do Museu Histórico “Paulo Setúbal”: edital MHPS 01/2025 – 23° Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias.
Na quarta-feira, 30, também no site da prefeitura, a publicação do saneamento de falhas dos dois editais de cultura do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
Ainda na quarta-feira, 30, às 16h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, há o encerramento das inscrições de dois editais de cultura: edital MHPS 04/2025 – 23° Concurso Paulo Setúbal – Artes Visuais e edital MHPS 05/2025 – 23° Concurso Paulo Setúbal – Literatura.
Finalizando a programação do mês, na quarta-feira, 30, às 20h, no CEU das Artes, ocorre a apresentação da Camerata Jovem de Tatuí, produção de Tulio Padilha Pires.