Duo lança álbum com obras inéditas a saxofone e piano

Duo lança álbum com obras inéditas a saxofone e piano

Publicidade

Rafael Migliani e Cristiane Bloes podem ser ouvidos nesta sexta

Da redação

“Diferentes nuances e paisagens sonoras” são exploradas no álbum “Música Nova para Saxofone e Piano”, que reúne obras compostas especialmente para estes dois instrumentos, interpretadas pelos músicos Rafael Migliani e Cristiane Bloes. O concerto em Tatuí de lançamento acontece nesta sexta-feira, 2, às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura.

O disco, viabilizado com recursos do Edital do Programa de Ação Cultural (Proac 14/2023), da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, do governo do estado de São Paulo, será lançado nesta quinta-feira, 31, nas principais plataformas digitais de música.

Ele se destaca por ser um dos primeiros do Brasil a apresentar exclusivamente composições brasileiras originais para saxofone e piano.

“A maior parte das obras presentes foi dedicada ao duo, e todas as músicas foram compostas no século 21, com os respectivos compositores ativos no cenário musical contemporâneo”, comenta Cristiane.

“Para coroar os esforços da pesquisa do duo, que vem garimpando esse repertório por mais de dez anos, o disco traz uma obra da compositora Catarina Domenici, encomendada especialmente para o projeto”, ressalta a assessoria de comunicação da prefeitura.

Intitulada “Três Cenas Caipiras”, a música foi inspirada no modo de vida do interior paulista e é, “possivelmente, a primeira peça brasileira para saxofone soprano e para piano escrita por uma mulher”, ainda segundo a assessoria.

O álbum inclui outros compositores, entre eles, Alexandre Travassos, Douglas Braga, Edson Beltrami e Hudson Nogueira, cada um contribuindo com obras inéditas para a formação; além de Liduino Pitombeira, com uma peça composta em 2011 dedicada ao saxofonista norte-americano Djamel Mami.

Publicidade

A parceria entre Rafael Migliani e Cristiane Bloes começou em 2001 e, em 2012, consolidou-se em um duo focado no repertório brasileiro originalmente composto para saxofone e piano.

“Essa proposta se revelou um desafio, especialmente devido à escassez de material disponível na época. No entanto, essa dificuldade nos incentivou a realizar pesquisa e difusão do repertório brasileiro para saxofone e piano”, detalha Migliani.

O concerto – que é gratuito ao público – tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, situado na praça Manoel Guedes, 98, centro.

Sobre os músicos

Cristiane Bloes é pianista com mestrado e bacharelado em música pela Unesp. Possui formação em piano clássico e MPB/jazz pelo Conservatório de Tatuí.

Vencedora de importantes concursos de piano, Cristiane possui extensa experiência em festivais e projetos musicais. Leciona piano no Conservatório há mais de 25 anos, onde também coordenou o curso de piano clássico e a área de educação musical.

Rafael Migliani é mestre em música pela UFRJ e, desde 2006, professor no Conservatório de Tatuí, onde ensina saxofone e música de câmara.

Integrante do Quarteto de Saxofones SaxBrasil, especializou-se na pesquisa e na difusão do repertório brasileiro para saxofone e já atuou como solista à frente de importantes bandas e orquestras do Brasil.