Duo Heloísa Fernandes e Toninho Carrasqueira em show no Conservatório de Tatuí

Duo Heloísa Fernandes e Toninho Carrasqueira em show no Conservatório de Tatuí

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Dupla traz choros, valsas e outros lirismos brasileiros ao município

Da redação

O Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, recebe na quinta-feira, 17, às 20h, show do duo formado por Heloísa Fernandes (piano) e Toninho Carrasqueira (flauta), denominado “Choros, Valsas e Outros Lirismos Brasileiros”.

Os músicos ainda ministram uma masterclass no Salão “Villa-Lobos”, na quarta-feira, 16, às 15h30. Todas as atividades são gratuitas.

No show, Fernandes e Carrasqueira não apenas executam suas próprias composições, mas oferecem interpretações inéditas de obras de alguns dos mais proeminentes mestres da música brasileira, incluindo Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Moacir Santos, Dominguinhos, Egberto Gismonti, Mauricio Carrilho, Guinga, Radamés Gnattali, Cristovão Bastos, João Dias Carrasqueira e Elpídio dos Santos.

“O público será cativado não apenas pela música excepcional, mas também pelas histórias e ‘causos’ sobre os compositores e outras curiosidades da época, proporcionando uma imersão completa na cultura musical brasileira”, conforme divulgado pela produção do evento.

“O show destaca a riqueza timbrística do duo piano e flauta, uma formação que remonta à história das gravações com Pattápio Silva e Luiz Amábile e que está presente desde os primórdios da música instrumental brasileira com ícones como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Joaquim Callado e Pixinguinha”, segue a produção.

O projeto de circulação de “Choros, Valsas e Outros Lirismos Brasileiros” foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) do estado de São Paulo, contando com a coordenação geral e gestão de Gisella Gonçalves, da Borandá Produções.

A entrada a ambas as atrações é gratuita e pode ter os ingressos retirados pela plataforma INTI. A classificação indicativa dos dois eventos é livre.

Heloísa Fernandes

Pianista e compositora, vem sendo descrita pela crítica como “lírica e luminosa, além de categorizações’’ (Tim Page, The Post and Courier, Charleston, USA).

Com repertório centrado em interpretações e criações instrumentais da música popular brasileira, uma das cinco finalistas premiadas no Prêmio Visa de Música Brasileira, tornou-se conhecida no Brasil e exterior através de sua participação no Spoleto Jazz Festival, um dos mais prestigiosos eventos de jazz, de turnê de piano solo nos EUA e dos concertos no Brasil ao lado de Phillip Glass.

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Com participações de instrumentistas como Naná Vasconcelos e Zeca Assumpção e um repertório de composições próprias e arranjos para temas de Caetano Veloso e Pixinguinha, seu primeiro álbum, “Fruto”, foi aclamado pela crítica nacional e internacional.

Em seu segundo álbum, “Candeias”, a pianista criou composições, tendo como ponto de partida as melodias e ritmos nacionais registrados por Mário de Andrade em 1936 no livro “Melodias Registradas por meios Não-Mecânicos”.

Seu terceiro álbum, “Faces”, gravado em Chicago (Illinois) e lançado em 2018, registra suas novas composições e improvisos.

Toninho Carrasqueira

Com vários CDs premiados e uma história centenas de apresentações por mais de 40 países, Carrasqueira “é desses raros artistas que navegam livremente e com a mesma propriedade pelos universos erudito e popular, tradicional e contemporâneo”, acentua a divulgação do evento.

Elogiado pela crítica internacional tocando a música de Bach, Mozart, Poulenc, Villa-Lobos e Guarnieri, tem gravações dedicadas a Pixinguinha, Callado, Pattápio Silva, Maurício Carrilho, Guinga e outros mestres da música popular brasileira “que são consideradas primorosas”.

Com o Quinteto Villa-Lobos, grupo que integrou durante 15 anos, gravou 14 CDs, dois DVDs, e recebeu indicações ao Grammy e os prêmios “Rival” e “Carlos Gomes”, discernidos ao melhor grupo camerístico brasileiro.

Em duo com a pianista Maria José Carrasqueira, tem extensa carreira internacional, que inclui uma apresentação no New York Carnegie Hall.

É presença constante nos palcos e estúdios de gravação à frente de algumas das principais orquestras sinfônicas nacionais e ao lado de artistas de variadas tendências estéticas, como o Quarteto de Brasília, Nelson Ayres, Mauricio Carrilho, Egberto Gismonti, Naylor Proveta, Ivan Vilela e Marlui Miranda, entre outros.

Professor doutor livre docente pela USP – universidade onde leciona -, tem um livro lançado pela Edusp.