“Direto do Túnel do Tempo” é tema do projeto educativo

“Direto do Túnel do Tempo” é tema do projeto educativo

Publicidade

Museu “Paulo Setúbal” de Tatuí recebe evento até julho

Da redação

O Setor Educativo do Museu Histórico “Paulo Setúbal” de Tatuí, da prefeitura, realiza, nos meses de junho e julho, o projeto educativo “Curiosidades do Acervo – Direto do Túnel do Tempo”, com uma exposição de objetos e livros do acervo e uma palestra sobre conservação e preservação do patrimônio.

Na exposição, o público poderá conferir os objetos salvaguardados no acervo do museu, como: máquina de escrever Underwood nº 6; máquina de escrever Royal Grand; relógio Tagus Dipim; relógio Veglia; relógio de mesa Junghans; relógio de parede Rubinick; rádio Galena; rádio Sanyo; telefone de mesa; carta de Paulo Setúbal em que o escritor tatuiano descreve sobre Monteiro Lobato e o sucesso do livro “Alma Cabocla”; e uma carta do “Juquita”, na qual José Fernandes da Silva retrata, em uma carta enviada à família, sobre os dias vividos na Segunda Guerra Mundial.

No total, são 500 objetos expostos e 1.500 livros, além de uma reserva com, aproximadamente, 20 mil itens, incluindo fotos e documentos, todos doados pela população local. Há, também, cerca de 40 objetos utilizados na Revolução de 1932.

A palestra “A importância da Conservação e Preservação do Patrimônio”, ministrada por Thony Guedes, responsável pela reserva técnica do museu, ocorre nos dias 18 e 19, terça-feira e quarta-feira, mediante agendamento direto com o setor educativo do museu.

Publicidade

Ela abordará a importância da conservação e da preservação do patrimônio cultural e histórico “em um mundo em constante mudança, onde o ritmo do desenvolvimento, muitas vezes, ameaça os vestígios do passado”.

“É fundamental reconhecer o valor intrínseco desses tesouros e a necessidade urgente de protegê-los para as gerações futuras. Cada um desses tesouros é um elo vital na corrente que nos liga ao passado, transmitindo conhecimento, identidade e memória de geração em geração”, observa Guedes.

Fazem parte da equipe do setor educativo do museu, além dele, Ozias Bispo dos Santos, Emilene Vieira Fiuza de Oliveira, Leila Maria Leite Miranda, Regiane Domingues Francisco e Rose Mary Raymundo Falchi, além da estagiária Laura Beatriz Moreira.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com ou museupaulosetubal@gmail.com.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro, e fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.