Contribuição do negro na música de Tatuí é foco de documentário

Contribuição do negro na música de Tatuí é foco de documentário

Publicidade
Da redação

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, recebe nos dias 7, 14 e 21 de novembro (quintas-feiras), às 19h30, exibições gratuitas de documentário que “explora a presença e a contribuição dos negros na música de Tatuí”.

Denominado “Minorias Sociais”, o projeto do cineasta tatuiano Erik Machado é dividido em três partes e integra a programação do mês da Consciência Negra.

O documentário apresenta entrevistas com figuras importantes da cidade, como o maestro Marcelo Afonso, “que narra a trajetória do negro em Tatuí, desde a época da escravidão até a relevância da comunidade negra na Banda Santa Cruz”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

Publicidade

Já “Betico traz memórias da Rua do Samba nos anos 1990, discutindo os desafios enfrentados pelos músicos locais”, segue a assessoria. “Outros depoimentos, como os de Jefferson, Amadão, Beth e Bêne Vagalume, enriquecem o registro com histórias do Carnaval tatuiano, celebrando o icônico Clube Princesa Isabel e lembrando a figura de Paulo Vagalume”.

Com fotos e vídeos raros, incluindo registros dos anos 1960, o documentário também está disponível online, nas redes sociais da Produtora Machado (Facebook e YouTube) e já foi exibido em escolas públicas de Tatuí, conforme agendamento da Secretaria da Educação. Além disso, 300 DVDs foram distribuídos para professores e moradores, incluindo sessões nas feiras livres.

“Minorias Sociais” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, do governo federal e da prefeitura. O CEU das Artes de Tatuí está situado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, vila Santa Helena.