Conservatório de Tatuí inscreve para 70 cursos gratuitos

Conservatório de Tatuí inscreve para 70 cursos gratuitos

Publicidade

1º processo seletivo de 2025 tem como novidade a capacitação em teatro musical

Da redação

O Conservatório de Tatuí anunciou a abertura das inscrições para o 1º Processo Seletivo de Estudantes 2025. Até o dia 15 de janeiro, a instituição oferece vagas gratuitas em 75 cursos nas áreas de artes cênicas, música erudita, música popular e educação musical.

Entre as novidades para o próximo ano, destaca-se o curso de formação em teatro musical, o primeiro do gênero no interior paulista a ser oferecido gratuitamente. As inscrições estão abertas com editais e links disponíveis no site oficial do CDMCC.

Com duração de dois anos, o curso de teatro musical é destinado a jovens entre 18 e 30 anos com experiência prévia em canto e atuação.

Sob a consultoria de Fernanda Maia e Zé Henrique de Paula, “renomados profissionais da área” – ressalta a assessoria de imprensa do Conservatório -, a formação combina disciplinas práticas e teóricas, como técnica vocal, coreografia e interpretação.

Com aulas coletivas às segundas-feiras e terças-feiras (nos períodos matutino e vespertino), o curso disponibiliza 25 vagas.

De acordo com Roberto Anzai, coordenador do curso, o programa busca integrar habilidades de atuação, canto e dança “em uma formação abrangente e consistente”.

“Como diferencial, este curso pretende fazer com que o(a) aluno(a) tenha uma vivência mais aprofundada na sua formação musical e teatral, que acontece de maneira integrada, contando com professores especialistas na área do teatro musical”, declarou ele.

“Para isso, serão oferecidas disciplinas que formarão artistas que cantem, dancem e atuem de maneira mais consciente e eficiente”, acrescentou Anzai.

O curso prevê, ao final de cada semestre, projetos práticos baseados na linguagem do teatro musical, orientados pelos docentes. “O mercado dessa forma artística de entretenimento vem crescendo no Brasil nos últimos anos, assim como a procura por artistas que possuem a formação específica para essa linguagem”, observou.

“O curso pode integrar, em um único programa, as áreas de formação para esse artista, contando com um corpo docente especializado e atuante nesse universo”, complementou Anzai.

Além disso, a área de artes cênicas oferece opções para diferentes faixas etárias e níveis de experiência. Crianças de 8 a 11 anos podem ingressar nos ateliês de iniciação, enquanto adolescentes de 12 a 17 anos têm à disposição os ateliês de “artes da cena”.

Para adultos, o curso de artes cênicas inclui formações técnicas e um projeto especial ao final de três anos e meio de duração. Também há o curso de cenografia, focado na introdução a projetos cenográficos e adereços.

Ações afirmativas

Segundo a instituição, para consolidar a política pública de cultura, o Conservatório de Tatuí adota ações afirmativas em seus processos seletivos. De acordo com o edital, 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência (PCDs).

Das demais vagas, 50% são para ampla concorrência e 50%, reservadas a estudantes de escolas públicas. Entre estas vagas, 70% são para pessoas pretas, pardas ou indígenas; 20% a pessoas transgênero, transexuais e travestis; e 10% a outros candidatos.

Caso os inscritos nessas modalidades não atinjam a nota mínima exigida, as vagas remanescentes serão liberadas para ampla concorrência.

Música erudita e popular

Na área de música erudita, o Conservatório disponibiliza cursos para diversos instrumentos, como piano, violino, flauta transversal e trompete, além do curso de canto lírico. As aulas são oferecidas tanto na sede em Tatuí quanto no Polo de São José do Rio Pardo.

Já a área de música popular abrange três segmentos: MPB/jazz, choro e música raiz. Os cursos incluem habilitações como violão 7 cordas, bateria, cavaquinho e viola caipira, formando músicos para diferentes estilos e demandas do mercado.

Publicidade

O Conservatório também abre inscrições para cem vagas na área de educação musical, divididas em duas modalidades. O curso de formação em educação musical é destinado a professores da rede pública de ensino e músicos interessados em aprofundar conhecimentos sobre musicalização infantil, métodos pedagógicos e práticas aplicadas à profissão.

Com duração de dois anos, as aulas serão ministradas de forma híbrida, combinando encontros presenciais e virtuais. A programação prevê quatro turmas para o próximo ano, em diferentes dias e horários.

Outro curso disponível é o de formação em musicografia Braille, “uma das poucas iniciativas de formação continuada no campo da educação musical inclusiva no Brasil”, segundo assessoria de imprensa.

O curso é direcionado a estudantes, profissionais e professores de música, abordando conteúdos relacionados à deficiência visual, leitura e escrita no sistema Braille e transcrição de partituras.

As disciplinas incluem reflexões sobre metodologias de ensino e práticas pedagógicas, com foco em adaptações de materiais utilizando tecnologias assistivas, desenvolvidas no Núcleo de Apoio Pedagógico da instituição.

O curso tem duração de dois anos, com encontros presenciais às sextas-feiras, totalizando três horas semanais de aula. Para se candidatar, os interessados devem possuir ensino médio completo e conhecimentos básicos de teoria musical.

Cursos livres e especializações

O Conservatório de Tatuí também disponibiliza vagas em cursos livres com duração de um ano, direcionados a pessoas a partir de 18 anos. As opções de habilitação incluem violão, canto e percussão, voltadas para interessados em iniciação instrumental ou vocal.

Segundo a assessoria, esses cursos não exigem conhecimento prévio de música e não possuem limite máximo de idade para participação.

Na categoria de especialização, a instituição oferece três cursos distintos. A habilitação em luteria é voltada a estudantes com 16 anos ou mais, e pretende formar profissionais para atuar na construção artesanal, manutenção e restauração de instrumentos de cordas friccionadas, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O curso tem duração de três anos e aulas presenciais.

O curso de Iniciação a regência é destinado a candidatos com conhecimento musical em nível avançado, equivalente aos cursos do Conservatório de Tatuí, com idade mínima de 16 anos.

Em dois anos, os estudantes são preparados para a regência, direção e preparação de grupos instrumentais ou vocais, sejam profissionais ou amadores, nas áreas orquestral, coral e de banda sinfônica. As aulas acontecem presencialmente.

Já o curso de piano colaborativo é direcionado a pianistas com formação avançada equivalente ao curso de piano do Conservatório.

O programa capacita para atividades de colaboração pianística, correpetição e acompanhamentos no mercado de trabalho, abrangendo grupos instrumentais ou vocais, tanto profissionais quanto amadores. Com duração de dois anos, as aulas são presenciais e oferecidas exclusivamente no Polo São José do Rio Pardo.

Critérios

Segundo a assessoria de comunicação do CDMCC, os critérios de seleção para os cursos variam conforme a área e a modalidade escolhida. Para iniciantes, que não possuem conhecimento musical, as vagas geralmente são preenchidas por sorteio.

Já para candidatos com experiência prévia, a seleção é realizada com base em avaliações de desempenho e entrevistas conduzidas por uma banca avaliadora. As informações detalhadas sobre o processo seletivo de cada curso estão descritas nos editais disponíveis no site do Conservatório de Tatuí.

Sobre a Sustenidos

Atualmente a organização para gestão de políticas públicas e cultural Sustenidos administra o Conservatório de Tatuí e o Complexo do Theatro Municipal de São Paulo, tendo também gerido o Projeto Guri.

Os interessados em participar no processo seletivo devem acessar o endereço eletrônico: www.conservatoriodetatui.org.br/estude-conosco/processo-seletivo. O contato também pode ser feito por meio do e-mail: processoseletivo@conservatoriodetatui.org.br, ou pelo telefone (15) 3205-8443.