Conservatório de Tatuí inicia celebração de 70 anos com show de Lenine e Spok
Agenda de aniversário com convidados especiais tem shows, concertos e espetáculos
Da redação
O Conservatório de Tatuí comemora, neste mês, 70 anos de fundação com uma programação especial de aniversário que engloba shows, concertos e espetáculos de seus grupos artísticos.
O primeiro grande evento acontece neste domingo, 11 (também aniversário da cidade), às 20h, com o concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e dois convidados: o cantor Lenine e o Maestro Spok.
A agenda comemorativa ainda conta com a participação de outros convidados especiais, entre eles, Renato Teixeira, Hamilton de Holanda, Hércules Gomes e John Boudler, em eventos realizados no Teatro “Procópio Ferreira”, entre os dias 11 e 18, com entrada gratuita.
O cantor Lenine tem longa trajetória musical, acumulando seis prêmios no Grammy Latino. Já Spok integrou as bandas de cantores como Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença e Antônio Nóbrega.
Além disso, o maestro é instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra há quase 20 anos.
O repertório da noite deste domingo tem seleção de música popular, com arranjos escritos especialmente para a apresentação. A coordenação é de Marco Almeida Júnior.
Dia 12, segunda-feira, às 20h, Orquestra Sinfônica, Coro e Madrigal do Conservatório de Tatuí se unem no palco para acompanhar Thaina Souza (soprano) e Carlos Eduardo Santos (tenor), ambos premiados no 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, realizado no ano passado.
Thaina já fez apresentações no Brasil e na Europa e, recentemente, executou reportório de célebres canções de Strauss, De Falla, Obradors e Villa-Lobos no 36º Festival Internacional de Música do Pará.
Já Carlos foi finalista da 20ª edição do Festival Brasileiro de Canto Maria Callas e registrou obras como “Oratório de Santo Antônio” e o EP “Afrolirismos”.
Nesse concerto, eles interpretarão obras de Mozart, Rossini, Carl Orff, Puccini e Verdi, entre outros, com a regência de Emmanuele Baldini, em coordenação conjunta com Marcos Baldini (coro e madrigal).
Na terça-feira, 13, às 20h, os grupos Jazz Combo e Big Band recebem Hamilton de Holanda. O show conta com músicas escritas pelo compositor carioca, com arranjos estruturados para destacar instrumentos como trompete, trombone, saxofone e piano.
Holanda é solista convidado de Wynton Marsalis e sua Jazz at Lincoln Center, já tendo realizado apresentações como convidado de orquestras e festivais de pop rock. A coordenação é de Everton Barba (Jazz Combo) e Diego Garbin (Big Band).
Dia 14, quarta-feira, às 20h, o Grupo de Música Raiz sobe ao palco, acompanhado de Renato Teixeira. Com trajetória musical que começou nos anos 1960, ele volta ao palco do Teatro “Procópio Ferreira”,
Antes, em setembro de 1992, ele havia gravado o álbum “Renato Teixeira & Pena Branca e Xavantinho – Ao Vivo em Tatuí”. No concerto, serão apresentadas obras conhecidas que representam a música caipira. A coordenação é de Zeca Collares.
A programação do dia 15, quinta-feira, às 20h, conta com o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí e John Boudler como convidado. Boudler é percussionista e tem longa carreira na formação de músicos.
Ele atuou também como regente convidado da Osesp (Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), Orquestra Bachiana -Sesi, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da USP, da Unicamp, da UFBA, Orquestra Nova Sinfonietta e da Camerata Fukuda. A coordenação é de Luís Marcos Caldana.
Dia 16, sexta-feira, às 20h, a apresentam-se Camerata de Violões e Grupo de Choro, com participação do pianista Hercules Gomes. Parte do repertório é em homenagem às compositoras Chiquinha Gonzaga e Tia Amélia, pioneiras do choro.
O convidado mostrará um pouco de sua trajetória musical em diversas vertentes da música nacional, passando pelo choro, jazz e música erudita. A coordenação é de Diego Salvetti (Camerata de Violões) e Alexandre Bauab Junior (Grupo de Choro).
Já no sábado, 17, às 20h, a Cia. de Teatro do Conservatório estreia o espetáculo “A Vaca Virou um Rádio”, escrito colaborativamente pelos bolsistas da companhia, sob a coordenação do grupo convidado Coletivo Cê (formato pelos atores Bruna Moscatelli, Hércules Soares e Júlio César Mello). A classificação indicativa é de 14 anos.
Na história, uma família tradicional migra do interior para a capital, entre as décadas de 1940 e 1950, em busca de melhores condições. Suas vidas são transformadas ao conhecerem a mais nova tecnologia: o rádio.
Paralelamente, surge uma emissora de rádio atemporal que, invadindo as frequências, pirateia o sistema para contrapor pensamentos, hackear a linguagem e oferecer uma visão alternativa do enredo.
Fechando a semana de aniversário, dia 18, domingo, às 20h, um concerto da Big Band de professores do Conservatório de Tatuí, com o show “Big Bands Americanas e Sua Influência Cenário Musical Brasileiro”.
A proposta é retratar, por meio das músicas, um pouco da história das principais big bands norte-americanas e como elas influenciam as brasileiras. No repertório, Duke Ellington, Count Bassie, Marie Schneider, Banda Savana, Banda Mantiqueira e muito mais. A coordenação é de Diego Garbin e Claudio Sampaio.
A programação continua durante todo o mês de agosto com master classes, encontros, workshops e mais. A agenda cultural da instituição pode ser acessada em (https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/).