Conservatório de Tatuí faz 70 anos com shows mensais
Programação foca na diversidade de gêneros musicais
Da redação
Em comemoração aos 70 anos de atividades, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí inicia, neste mês de abril, programação com foco na diversidade de gêneros musicais.
A proposta, segundo a instituição gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, é levar ao palco do Teatro “Procópio Ferreira” um show de destaque por mês.
Entre os confirmados, estão: Mombojó; Sobrevento; Nei Lopes, com participação de Fabiana Cozza; Angela Ro Ro; Assucena; Tetê Espíndola; Trio Callas; e Darrin Milling Low Brass Brazil.
No dia 28, às 19h, sobe ao palco a banda Mombojó. Conhecido pelas “aventuras musicais e abordagem única”, o grupo traz no repertório referência do movimento pós-manguebeat. A apresentação faz parte do lançamento do álbum “Carne de Caju”, já disponível em diversas plataformas digitais.
Nesse trabalho, o grupo reinterpreta o cancioneiro de Alceu Valença, ícone da música pernambucana. Além de novos arranjos, o repertório inclui sucessos da banda para celebrar mais de duas décadas de trajetória musical.
Nos dias 3 e 4 de maio, o “Procópio Ferreira” recebe o grupo Sobrevento, com o espetáculo “Escombros”, uma criação colaborativa com as companhias francesas Théâtre de Cuisine e Théatrenciel.
A peça, criada a partir do teatro de objetos, “trata da aniquilação dos relacionamentos e dos seres em um mundo que está desabando”. Citada como referência na pesquisa de linguagem da dramaturgia de animação, a apresentação é considerada pioneira em diferentes técnicas teatrais no Brasil e exterior.
No dia 3, o espetáculo será apresentado às 20h. Já no dia seguinte, 4, às 19h. As apresentações terão entrada gratuita.
No dia 11 de maio, às 20h, acontece o encontro de Nei Lopes e Fabiana Cozza. Lopes é compositor, cantor, pesquisador e escritor, além de ser reconhecido por sua contribuição à música popular brasileira.
Nesse dia, ele se une à cantora e intérprete Fabiana, a qual é conhecida no gênero do samba e música afro-brasileira pela versatilidade musical.
Essa colaboração ganha destaque com o álbum “Urucungo”, lançado pela cantora no ano passado, com composições inéditas de Nei.
Para fechar o primeiro semestre, no dia 15 de junho, às 20h, a compositora e instrumentista Angela Ro Ro chega à “Capital da Música”. Com uma carreira de 40 anos e eleita pela revista Rolling Stone como a 33ª maior voz da música brasileira, ela percorreu trilhas que vão desde a bossa nova até o rock, deixando sua marca com clássicos cultuados desde o início de sua trajetória.
Em julho, o Conservatório receberá dentro da programação do 29º Festival de Teatro Estudantil do estado de São Paulo (Fetesp), o show da cantora baiana Assucena. Ela despontou na cena musical com a banda “As Baías”, indicada ao Grammy Latino e duas vezes vencedora do Prêmio da Música Brasileira.
Em agosto, mês em que completará 70 anos de fundação, a instituição fará uma “programação superespecial”. No entanto, as atrações ainda não foram anunciadas.
Em setembro, o destaque ficará com Tetê Espíndola. Conforme o Conservatório, a cantora “de voz inconfundível” ganhou notoriedade com a música “Escrito nas Estrelas”, e ainda pela habilidade de imitar o canto dos pássaros.
Para outubro, o premiado internacionalmente “Trio Callas” se apresenta em um concerto “repleto de possibilidades, com expressões únicas, resultantes de diversas origens culturais”, segundo a organização.
E para encerrar a temporada, em dezembro, o trombonista Darrin Milling sobe ao palco, acompanhado do quinteto Low Brass Brazil.
Segundo o CDMCC, as apresentações podem sofrer alterações. Os ingressos têm custo de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos pela internet, na plataforma INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.