Com direito a autógrafos e música, Neto Ortiz lança livro no município
Escritor e jornalista é da família que fundou O Progresso de Tatuí em 1922
Da redação
O escritor, jornalista e colunista do jornal O Progresso de Tatuí José Ortiz de Camargo Neto, convida o público para o lançamento do livro “História Secreta do Nordeste” em dois eventos: neste sábado, 28, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, com sessão de autógrafos, e no domingo, 29, no Centro Cultural “Jornalista Vicente Ortiz de Camargo”, com participação de músicos.
O evento no museu tem início às 14h, com a presença da autora Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco e do coautor Camargo Neto – também conhecido como Neto Ortiz.
Já no domingo, o evento acontece das 9h às 12h, com a participação dos autores e de músicos como Gilberto “Giba” Feitosa, William Holden e Rui Ferraz Albuquerque.
Em referência ao grupo musical que estará presente no domingo, Neto comenta: “Eu nunca havia tido oportunidade de assistir a um evento no Centro Cultural Jornalista ‘Vicente Ortiz de Camargo’, que é meu pai”.
“Mas, recentemente, passando em frente do local, vi uma apresentação de um grupo de música para um grande público. Então, tomei conhecimento de que o espaço é muito bom, e tive ideia de fazer um evento lá também, até como uma homenagem póstuma ao meu querido pai. Convidei, então, os músicos que vão se apresentar em Tatuí”, acrescenta o jornalista.
O livro, publicado pela Editora Proton, aborda a história do Brasil com foco na formação cultural do Nordeste, em continuidade ao trabalho anterior da autora, “História Secreta do Brasil”. Segundo Neto, o livro oferece “uma visão que desafia a história tradicional”.
Os convidados
O multi-instrumentista Gilberto “Giba” Feitosa é filho de pai alagoano e mãe paulista, sendo acordeonista. Iniciou a carreira musical aos 11 anos e, em 2010, passou a dedicar-se ao acordeom, inspirado pela tradição do pai.
Ao longo da trajetória de trabalho, fez diversas apresentações em São Paulo, destacando-se ao lado do violonista Thomaz Sampaio. Recentemente, apresentou-se no lançamento do livro “História Secreta do Nordeste” na capital.
William Holden, psicanalista e professor nas Faculdades Trilógicas em São Paulo, atua há 33 anos como músico, sendo violonista e cantor na Teacherband, da faculdade, e berranteiro oficial da Orquestra Caipira de Caldas.
Especialista em música sertaneja raiz e nordestina, seu repertório inclui clássicos de Almir Sater, Tião Carreiro & Pardinho, Zé Ramalho e outros grandes nomes. Agora, apresenta-se pela primeira vez em Tatuí, “trazendo a tradição e o encanto da música brasileira de raiz”, reforça Neto.
Empresário trilógico, cantor, compositor e teólogo, Rui Ferraz Albuquerque é autor da música “Stop a Destruição do Mundo”, apresentada no Fórum Preliminar Stop a Destruição do Mundo, em Lisboa, em 1993.
“A canção, considerada profética, aborda temas como mudanças climáticas, guerras e pandemias, antecipando acontecimentos atuais”, acentua Neto. Convidado pelo jornalista tatuiano, ele trará a composição para a manhã musical deste domingo.
Sobre os autores
Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco é vice-presidente da Sociedade Internacional de Trilogia Analítica, fundadora e editora da Revista de Trilogia Integral, tendo iniciado a carreira como assistente de Norberto Keppe após se formar em psicanálise integral em 1976. Entre 1983 e 1988, cofundou e dirigiu a International Society of Analytical Trilogy em Nova York, promovendo programas terapêuticos na City University of New York.
“Autora de vários livros, com obras traduzidas para nove idiomas, sua publicação mais notável é ‘A Cura pela Consciência – Teomania e Stress’”, aponta Neto.
Desde 1997, preside também o Instituto Keppe & Pacheco de Ciência e Tecnologia, além de seguir com seu trabalho clínico, produção de programas terapêuticos para TV e rádio e participações em podcasts de alcance mundial.
Além de jornalista atuante em São Paulo, Neto Ortiz é terapeuta psicossocial, com pós-graduação em gestão da psicossociopatologia. Leciona literatura e redação nas Faculdades Trilógicas Keppe e Pacheco e promove leituras terapêuticas semanais online.
Entre outras obras do coautor, estão “Tempo e Eternidade” (poesias), “Um Julgamento Sem Juízo” (contos), “A Fascinante História do Keppe Motor” (livro-reportagem), “Redação Prática e Moderna (Trilógica) – A Expressão do Sentimento, Pensamento e Ação” (didática) e “Translúcida, a Gotinha Rebelde” (literatura infantil).
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” fica na praça Manoel Guedes, 98, no centro, enquanto o Centro Cultural “Jornalista Vicente Ortiz de Camargo”, na praça Martinho Guedes, 12, centro. A entrada é gratuita.