Carnaval de Tatuí terá ‘Hora do Autista’ em todos os quatro dias
Da redação
Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, acontece o Carnaval de Tatuí, que anuncia “inclusão e respeito”, também com foco no público autista.
A programação do “Tatuí Folia – Carnaval 2026”, toda gratuita, acontece na Praça da Matriz, pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, com recursos do Fundo Municipal de Cultura.
Entre as ações para esse público, considerando a “diversidade”, destaca-se a “Hora do Autista”, iniciativa voltada a “garantir o acesso digno, seguro e confortável às atividades culturais para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)”.
Durante períodos específicos da programação, haverá redução dos estímulos sonoros, “proporcionando maior bem-estar, segurança emocional e previsibilidade ao público autista”.
A Hora do Autista ocorrerá em horários estratégicos: sábado, 14, e domingo, 15, das 19h às 20h; segunda-feira, 16, das 20h às 21h; e terça-feira, 17, das 15h às 16h. Para maior conforto, recomenda-se que pessoas que utilizam abafadores sonoros levem seus próprios equipamentos.
“A adoção dessa prática vai além de uma ação simbólica. Ao adequar o ambiente e reconhecer as diferentes necessidades do público, o município transforma o direito constitucional à cultura em uma experiência efetivamente acessível, promovendo acolhimento, respeito e pertencimento, além de oferecer maior tranquilidade às famílias e cuidadores”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.
A iniciativa está em consonância com as legislações nacionais de proteção às pessoas com deficiência, como a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) e a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (lei 12.764/2012), “reforçando o compromisso do poder público com políticas culturais inclusivas e baseadas em direitos”.
