Calendário da 81ª Semana Paulo Setúbal começa na terça-feira em Tatuí
Festividades seguem até o dia 8 de agosto com atividades artística e culturais em diversos locais
Juliana Jardim
A prefeitura, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, realizará de 1º a 8 de agosto a 81ª Semana Paulo Setúbal, abrindo as festividades do 197º aniversário de Tatuí.
Com o tema extraído do capítulo “V” da obra “Confiteor”, do escritor tatuiano Paulo Setúbal “Tatuí…Guardo no Coração, Guardei Sempre em Minha Saudade a Recordação Amorável da Minha Boa Terra Natal”, as ações terão início no dia 1º de agosto com a cerimônia de divulgação dos vencedores do 21º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias.
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Cultura e gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna, o certame recebeu 1904 inscrições de escritores oriundos de diversas regiões do país. A premiação acontecerá na noite do dia 1º de agosto, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, com entrada gratuita.
Vianna informou que a premiação terá transmissão ao vivo por conta de o evento ter sido de abrangência nacional.
Ele contou também que, assim como nos anos anteriores, o grupo literário Asas fará uma releitura das obras premiadas. “Eles têm as obras em mãos, mas não sabem quem são os vencedores, e nem de qual localidade são. Pode ser que seja de alguém bem próximo, mas eles não têm ciência de quem seja”, contou.
No período de 2 a 15 de agosto, o Centro Cultural de Tatuí recebe a exposição “Teus Filhos de Grandes Méritos, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h; e de segunda a domingo, das 19h às 21h.
No dia 3 de agosto, quinta-feira, às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, acontece o lançamento do livro “Lagarta quer Casa”, da escritora Raquel Prestes, com um bate papo.
Na noite desse mesmo dia, o Teatro Procópio Ferreira recebe, às 19h, a condecoração do “21º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, no qual serão premiados escritores locais.
De acordo com Vianna, a novidade desta edição será a premiação da educação especial, com o “Desenho Universal da Aprendizagem”. “É uma forma inclusiva que estamos trabalhando dentro de um certame e de uma semana tão importante para a cidade”, avaliou Vianna.
Durante a premiação, a professora Leila Salum Menezes da Silva (falecida no dia 9 de setembro do ano passado) receberá uma homenagem pelo trabalho dedicado às obras de Paulo Setúbal e também pelo cargo de coordenadora pedagógica que exerceu no Museu Histórico “Paulo Setúbal” durante a década de 80.
“Ela fez tanto pela salvaguarda do escritor tatuiano, que agora é a hora de nós reverenciarmos e prestarmos essa homenagem à ilustre tatuiana, que muito divulgou a obra de Paulo Setúbal, e que agora é a nossa vez de realizar essa homenagem a ela”, declarou Vianna.
Neste mesmo dia, será lançado em parceria com a Secretaria de Cultura o encarte do jornal O Progresso de Tatuí, com todos os trabalhos dos dois concursos Paulo Setúbal.
O material já tradicional do semanário traz todos os trabalhos vencedores do 21º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias, de abrangência nacional e do 21ª Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, de abrangência municipal.
Entre os dias 4 e 13 de agosto, das 10h às 20h, acontece a Feira do Artesanato “Capital da Música”, por meio da Associação dos Artesãos de Tatuí.
Também no dia 4, sexta-feira, às 15h, na APAE de Tatuí, acontece a Oficina de Teatro “Pipa e a Flor” – 1º edição. (para maiores de 16 anos de idade).
Na noite desse mesmo dia, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, acontece a abertura da exposição “Vida e Obra de Espedycto Lyma”, com a curadoria de Felipe Abramovictz. O evento segue até o dia 30 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Ainda no dia 4, das 19h às 22h, o CEU das Artes apresenta a Oficina de Teatro “A Pipa e a Flor – 1º edição. Nos dias 5 (com sessões às 18h) e 6 (às 11h) terá reapresentação da encenação artística.
No dia 5 de agosto, sábado, a programação segue com 3º Festival de Arte e Cultura – Liliana Rosa dos Reis, com o tema “Minha Terra tem Arteira, na Praça da Matriz, das 8h às 18h, em paralelo com a Música na Praça – especial 81º Semana Paulo Setúbal, com a apresentação da Big Band “Grande Banda do Sertão”, às 11h.
No dia 6 de agosto, domingo, das 9h às 13h, a Praça do Carroção recebe a Rua da Alegria, com o projeto “Sorriso”, em parceria com o grupo “Old Stop Carros Antigos”.
A feira livre do Largo do Mercado recebe, no domingo, 6, o projeto “Tradição e Raiz”, com apresentação musical do cantor Gabriel Diaz.
Na segunda-feira, 7, às 19h, o Centro Cultural de Tatuí sedia uma homenagem ao cantor Noel Rosa – Retrato Brasileiro e Jacque Falcheti, com um show do álbum “Outras Bossas” – Coletivo Caju Cultura.
Para fechar as festividades, no dia 8 de agosto, terça-feira, às 14h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” recebe o lançamento do livro “Lagarta quer Casa”, em um bate papo com a escritora.
Conforme Vianna, a programação da Semana Paulo Setúbal vai além do período das festividades, sendo que o 3º Festival de Arte e Cultura segue até o mês de dezembro.
“É uma semana muito festiva. É a festa da literatura; é a festa da arte e da cultura, e é a forma de movimentar a cidade. Nós que somos tão culturais e reconhecidos pela Capital da Música, pela Terra dos Doces Caseiros, pela Terra de Paulo Setúbal, Cidade Ternura, desenvolvendo uma grande atividade para a Semana Paulo Setúbal; ela que vem junto com a Feira de Artesanato, Feira da Troca de Livros, ou seja, é um movimento cultural e artístico de extrema importância para a nossa cidade”, conclui Vianna.