Ateliê Cristina Siqueira promove oficina de poesia e escrita criativa

Ateliê Cristina Siqueira promove oficina de poesia e escrita criativa

Publicidade

Podem participar professores e alunos da rede pública de ensino

Da redação

Contemplado pelo edital de cultura 04/2023 “Celina Fiusa Araújo”, da prefeitura, o projeto “Encontros com Cristina Siqueira”, idealizado pela poeta e escritora tatuiana está promovendo uma oficina de poesia e escrita criativa para professores da rede pública de ensino.

O curso será concluído com a palestra “A poesia como instrumento de sensibilização e transformação social”, que terá a participação de professores e alunos indicados por eles.

Com o tema “Abrir os canais de sensibilidade e traduzi-los em palavras”, a oficina será realizada em três encontros com Cristina, que acontecerão uma vez por mês no ateliê dela (rua Cônego Demétrio, 200, centro), sendo o primeiro deles neste sábado, 17.

Nesses encontros, Cristina compartilhará seu percurso literário e a realização de seus livros, por meio da leitura e da análise de trechos de suas obras.

A autora discutirá suas influências literárias, destacando o ilustre tatuiano Paulo Setúbal, membro da Academia Brasileira de Letras, que a inspirou desde os tempos do curso ginasial no Instituto de Educação “Barão de Suruí”, ela conta.

Também serão abordados temas como “as certezas e as hesitações diante da página em branco, o mercado editorial e os desafios de escrever e publicar no Brasil”.

Publicidade

O primeiro livro de Cristina a ser trabalhado, logo no primeiro encontro, será “Prisma”, uma coletânea de entrevistas publicadas no jornal O Progresso de Tatuí, destacando pessoas notáveis da cidade, incluindo a professora e seresteira Celina Fiusa Araújo, homenageada no edital de cultura 04/2023 da prefeitura.

Cristina enfatizará o papel dos editais de cultura na formação de novos autores, dos quais ela é uma ativa participante.

De acordo com a proponente do projeto, a oficina de poesia e escrita criativa tem o objetivo de “desenvolver uma percepção mais rica da realidade, abrir os canais de sensibilidade e traduzi-las em palavras, aguçando os sentimentos e aumentando a familiaridade com uma linguagem mais elaborada”.

“Incentivaremos os professores participantes a serem multiplicadores em sala de aula, promovendo oficinas de poesia com seus alunos e privilegiando os estudantes que se destacaram no Concurso Paulo Setúbal de Literatura e Artes Visuais”, completa Cristina.

O encerramento do projeto “Encontros com Cristina Siqueira” será no mês de novembro, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” (rua Santa Cruz, 405, centro), com os professores que participaram das oficinas, os alunos indicados por eles e a imprensa.

Todos participarão da palestra “A poesia como instrumento de sensibilização e transformação social”, ministrada pela própria Cristina. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (15) 99243-9759.