Arte muralista no Centro Cultural de Tatuí entra na 3ª fase de execução
Diléa Silva
O artista plástico tatuiano Diego Dedablio começou, neste mês, a terceira fase da arte muralista, no Centro Cultural de Tatuí, edifício Alvorada, localizado na praça Martinho Guedes, 12 (Jardim da Santa). O mural foi dividido em três fases de criação e execução.
Na primeira fase o artista elaborou o croqui, em estudos das vocações culturais, artísticas e gastronômicas de Tatuí, como a música, a literatura, a dança, o teatro, os doces caseiros e o artesanato.
Para a primeira fase ele ainda considerou “a vida cotidiana da população, como ir à feira aos domingos e brincadeiras de crianças nas ruas, entre elas soltar pipa e jogar pião”.
A segunda fase foi traçar a imagem criada no croqui para o painel de 24 metros de comprimento por 7 metros de altura. E nesta terceira fase será realizado o preenchimento em cores de toda a obra.
O projeto foi apresentado na chamada pública “Arte Urbana SP”, ação que integra o programa “Juntos Pela Cultura”, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Organização Social “Amigos da Arte”, em junho de 2022, e fora aprovada para realização de um terço do painel, porém com o desenvolvimento o artista definiu a execução total do painel, alterando o projeto para as três fases.