Alunos da Apae de Tatuí expõem mosaicos no Centro Cultural

Alunos da Apae de Tatuí expõem mosaicos no Centro Cultural

Publicidade

Evento fica até setembro no espaço e depois “roda” em outros locais

Da redação

Até o dia 3 de setembro, permanece em cartaz, no Centro Cultural, da prefeitura, a exposição “Expressões em Mosaico”, da Apae de Tatuí (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

O público pode ver 30 quadros confeccionados pelos alunos da instituição, que foram orientados a desenhar o que mais gostam, “a fim de praticarem sua liberdade de criação e eternizá-las em mosaico”.

Segundo os divulgadores da mostra, “é uma oportunidade única de reverenciar os trabalhos artísticos dos alunos, que expressam suas emoções e criatividades por meio das obras”.

Publicidade

Os estudantes participaram de aulas práticas de mosaico na sede da Apae, entre os meses de janeiro e fevereiro. Em maio, a exposição foi lançada com as obras deles e, também, com o mural “Apaedrinhos Mágicos”, com 19 m², igualmente de autoria dos estudantes, em parceria com os professores e profissionais da entidade.

O projeto é idealizado pelo artista Leonardo Souza, especializado em mosaico. “A expressão artística é o caminho que permite fluir o sentimento puro, íntimo e único, e vai além da criação do novo e da manifestação da inquietação interna. A arte tem o poder de expressar nossas emoções”, declara Souza.

Ele complementa que “o homem primitivo não sabia escrever, fazia desenhos nas paredes das cavernas que habitava como fonte de registro e de comunicação; a arte mosaica é uma arte decorativa milenar, que reúne pequenas peças de diversas cores para formar uma grande figura”.

A exposição tem visitação gratuita no Centro Cultural (praça Martinho Guedes, 12, centro), de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.

Após esse período, circulará pela cidade, nos seguintes dias e locais: de 4 a 15 de setembro, no paço municipal (avenida Domingos Bassi, 1.000, Jardim Junqueira); de 18 a 29 de setembro, na Apae (avenida Dr. Olavo Ribeiro de Souza, s/nº, Jardim Lucila); e de 5 de outubro a 5 de novembro, no Museu Histórico “Paulo Setúbal” (praça Manoel Guedes, 98, centro).