Acendimento do Pinheirão de Tatuí reúne 3.000 mil pessoas

Acendimento do Pinheirão de Tatuí reúne 3.000 mil pessoas

Publicidade

Evento tradicional marca o início de programação natalina no município

Da redação

Na noite de sexta-feira da semana passada, 6, na praça Martinho Guedes (a Praça da Santa), em evento que reuniu cerca de 3.000 pessoas, aconteceu o tradicional acendimento do Pinheirão de Tatuí, “transformando o local em um cenário de emoção e união, marcando o início das festividades natalinas na cidade”, destaca a assessoria de comunicação da prefeitura.

Conduzida pelo diretor municipal da Cultura, Rogério Vianna, a celebração teve início com a apresentação da programação natalina (que segue até o dia 23), acompanhada de tradução simultânea em Libras, feita por Neli Camargo Silva e Taís Regina Antunes de Azevedo, e com espaço prioritário para pessoas com deficiência (PCD).

Estiveram presentes diversas autoridades municipais, entre elas, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; e os vereadores Antônio Marcos de Abreu (Republicanos), Valdir de Proença (Podemos), Levi Pinto Soares (MDB), João Francisco de Lima Filho (Solidariedade), Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD) e José Eduardo Morais Perbelini (Republicanos).

Também marcaram presença o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), e demais secretários municipais: Elisângela da Costa Rosa Cecílio (Educação), Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana) e Giovana Sousa Domingues (Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho).

Por fim, compareceram os também secretários: Luís Donizetti Vaz Júnior (Governo e Transporte Público), Fabiana Grechi (Serviços Públicos e Zeladoria), Nicolau Rodrigues dos Santos Neto Júnior (Saúde), Willian Oliveira (Assistência e Desenvolvimento Social) e o presidente da Aprodoce (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí), Marcelo Leite de Almeida.

“Um momento de grande emoção foi o concerto natalino da Orquestra Sinfônica de Tatuí (OST), gerida pela Associação Semear, sob a regência do maestro Eduardo Augusto, e com a participação dos cantores Ângelo Varella e Ana Laura Theotônio e da Bravo Tatuí, cuja participação foi viabilizada por meio do termo de fomento 22/2023”, destaca a assessoria.

Após o concerto, Leite de Almeida pronunciou-se sobre a “importância do papel da prefeitura no desenvolvimento da associação”, informando sobre a “Rota do Doce”, a ser criada como desenvolvimento turístico na Terra dos Doces Caseiros.

Na sequência, o prefeito Miguel comentou sobre o futuro dos grandes eventos na Concha Acústica “Maestro Spartacco Rossi”, da praça Antônio Prado, com um espaço que está sendo revitalizado e, em breve, deverá receber a população.

Ele também destacou o papel importante da Orquestra Sinfônica de Tatuí para o desenvolvimento da Capital da Música. Desejou a todos um feliz Natal e disse que Tatuí está se preparando para os seus 199 anos e, especialmente, para, em 2026, comemorar 200 anos.

O prefeito descreveu a importância do tradicional Pinheirão, como símbolo da cidade e protagonista do Natal, e convidou Odil Euclides Antunes (o qual, em 1956, era integrante do Clube 17 e acendeu pela primeira vez o pinheiro de Natal) para repetir o ato que se transformou em um grande evento cultural e turístico para Tatuí.

Publicidade

O Pinheirão é iluminado há 68 anos como “símbolo de esperança, paz e renovação”. Neste ano, foi adornado com 36 cordões de 30 metros cada, mesclando luzes coloridas e luzes brancas.

“As luzes coloridas evocam a memória da geração que deu origem a esta tradição natalina; e as luzes brancas reluzem representando a harmonia entre o passado e o presente, como se o antigo e o moderno se entrelaçassem pela tradição do Pinheirão. Ao todo, cerca de 1.300 lâmpadas brilham na Praça da Santa, anunciando a boa-nova”, relata a assessoria.

Para encerrar a noite, o público foi convidado a visitar a Casa do Papai Noel. Neste ano, a decoração do espaço é assinada por Priscila Simões, artista plástica e educadora, graduada em educação física, artes e pedagogia, com pós-graduação em metodologia da arte.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, “o local foi cuidadosamente preparado para oferecer uma experiência inclusiva e confortável, com sanitários adaptados e espaço com assentos reservados preferencialmente para pessoas com deficiência, pessoas dentro do espectro autista, idosos, gestantes, obesos e pessoas com bebês ou crianças de colo”.

Localizada no Centro Cultural de Tatuí (praça Martinho Guedes, 12, no centro), a Casa está aberta ao público até o dia 23, das 19h às 21h (exceto nos dias 9 e 16 de dezembro).

Programação

As atividades natalinas seguem até o dia 23, com diversas atrações, entre elas, a Vila dos Doces, na Praça da Santa, em parceria com a Aprodoce (de 13 a 23).

O atrativo turístico e gastronômico reúne 16 doceiros da associação. “Os visitantes podem se deliciar com as melhores iguarias da culinária tatuiana que fazem parte da tradicional Feira do Doce, consolidada como um marco cultural, turístico e gastronômico do município. A iniciativa reforça o compromisso com a valorização dos pequenos produtores”, enfatiza a assessoria.

Outra atração é o Natal Musical, na Praça da Matriz, com apresentações de corais, bandas e grupos culturais, “destacando talentos locais e regionais” (de 13 a 23).

Por fim, entre 12 e 23, das 9h às 20h, na Praça da Matriz, acontece a Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, da Associação Tatuiana de Artesãos. No dia 24 (terça-feira, véspera de Natal), a feira funcionará das 9h às 14h;

O “Natal Encantado 2024 – Doce Natal” é uma realização da prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com a Aprodoce e com o apoio cultural de patrocinadores.