“Histórias que os Rios Contam”, de Mingo Jacob, ocupa Centro Cultural de Tatuí

“Histórias que os Rios Contam”, de Mingo Jacob, ocupa Centro Cultural de Tatuí

Publicidade

Mostra pode ser visitada até 8 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9h às 17h

Da redação

A partir de sexta-feira, 10, o Centro Cultural de Tatuí segue com a exposição “Histórias que os Rios Contam”, do artista plástico Mingo Jacob. A mostra, contemplada pelo edital de Cultura 02/2023 “Carlos Ribeiro”, fica aberta para visitação até o dia 8 de fevereiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.

Mingo apresenta 20 telas de pintura à óleo. Nelas, “lavadeiras tecem seus sonhos, pescadores desvendam segredos aquáticos, canoeiros navegam em busca de aventuras e animais cruzam as águas em uma dança da natureza”, conforme divulgado.

“Ele não apenas celebra as histórias que os rios contam, mas também destaca a importância vital desses corpos d’água para as comunidades rurais”, destaca a assessoria de comunicação do Executivo.

“O público é convidado a refletir sobre sua relação com a natureza, a valorizar a riqueza das histórias que fluem ao longo das correntezas e a se conectar com as narrativas e os personagens que habitam as margens dos rios para embarcar em uma experiência imersiva e emocionante”, segue o serviço municipal.

“Ao explorar as complexidades e as riquezas dos rios, a exposição celebra a diversidade e a vitalidade das comunidades ribeirinhas, enriquecendo o entendimento sobre o papel fundamental dos rios em nossas vidas”, completa.

“Histórias que os Rios Contam” tem entrada gratuita no Centro Cultural de Tatuí, situado na praça Martinho Guedes, 12, no centro.

Publicidade

O artista plástico

Mingo Jacob iniciou a carreira artística no final dos anos 1970, desenvolvendo trabalhos como desenhista em diversos eventos da época. Conheceu Jaime Pinheiro e principiou no ofício da serigrafia.

Na pintura em óleo sobre tela, começou estudos com a professora Therezinha Pinto. Em 2008, aperfeiçoou-se em pintura acadêmica, na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo.

Foi presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart) e, em 2012, realizou a exposição “Tatuí na Visão do Artista”, dando visibilidade artística a diversos patrimônios históricos da cidade.

O artista também participou de salões, exposições coletivas e individuais, obtendo diversas premiações. Em 2018, realizou a exposição “Terra de Paulo Setúbal”, no Hotel Del Fiol, e em 2021 no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Suas obras serviram de inspiração para o 19º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, realizado pela prefeitura de Tatuí para alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Nos anos de 2022 e 2023, com a exposição “Terra de Paulo Setúbal”, circulou pelas cidades de Capela do Alto, Cesário Lange, Cerquilho, Quadra, Porangaba, Laranjal Paulista e Tatuí com o intuito de descentralizar a cultura aos municípios de pequeno porte.