Museu Histórico “Paulo Setúbal” integra o e-book “Guia da Rede de Museus Históricos”
Da redação
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” de Tatuí faz parte do E-book “Guia da Rede de Museus Históricos”, lançado no início deste mês de dezembro e elaborado pela Rede de Museus Históricos (RMH), que é fomentada pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e apoiada pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo (MI).
Dos 41 museus mapeados em 89 municípios das regiões de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva que fazem parte do polo cinco – uma das sete macrorregiões museológicas do estado de São Paulo – o Museu Histórico de Tatuí é o único a constar neste guia.
A publicação digital reúne informações sobre museus e projetos articulados pela rede de museus históricos, com textos elaborados pelos profissionais participantes. O objetivo é fortalecer e compartilhar conhecimentos, recursos e práticas entre instituições culturais dedicadas à preservação do patrimônio histórico.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, desde a sua criação em 2012, a Rede de Museus Históricos tem desempenhado um papel fundamental na preservação da memória e da cultura paulista, e o Museu Histórico “Paulo Setúbal” se destaca como um elo essencial dentro dessa Rede.
“A inclusão do Museu ‘Paulo Setúbal’ no Guia da Rede de Museus Históricos é um reconhecimento de sua relevância no cenário cultural de Tatuí e de sua contribuição para o patrimônio histórico do Estado”, destaca o diretor de Cultura, Rogério Vianna.
O diretor municipal de Museus e Memória, Cristiano Guimarães, esteve presente nas reuniões que deram origem ao e-book e que reúne instituições dedicadas à preservação e à comunicação do patrimônio cultural, destacando projetos e museus que atuam na valorização das diversas histórias e culturas materiais do estado de São Paulo.
Este guia digital oferece uma rica fonte de informações sobre os museus paulistas, estimulando os visitantes a conhecer mais sobre a diversidade cultural do nosso território.
“O Museu Histórico ‘Paulo Setúbal’, com sua vasta coleção e exposições, representa a memória da cidade e contribui para a compreensão das diversas camadas da história, refletindo tanto as tradições locais de Tatuí quanto seu diálogo com o contexto cultural mais amplo do Estado”, relata a assessoria.
“A participação do Museu ‘Paulo Setúbal’ neste e-book reflete não apenas o seu papel como um ponto de referência cultural em Tatuí, mas também como uma importante instituição dentro do panorama cultural paulista”, afirma o diretor de Museus e Memória, Cristiano Guimarães.
O E-book “Guia da Rede de Museus Históricos” pode ser acessado no link https://bit.ly/4gPOe6n.