Museu “Paulo Setúbal” sedia a Virada Inclusiva em Tatuí
Evento acontece entre 2ª-feira e sábado com várias ações
Da redação
O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura, entre os dias 2 e 7, recebe a programação especial de celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. Trata-se da Virada Inclusiva em Tatuí.
A 14ª edição do programa tem como tema “Superamos barreiras, protagonizamos mudanças!”, sendo uma iniciativa do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), com apoio da prefeitura de Tatuí.
A Virada Inclusiva tem o objetivo de promover a inclusão de pessoas com e sem deficiência, incentivando a participação social e a conscientização sobre a diversidade e a acessibilidade.
“Ela busca criar um ambiente acolhedor e igualitário, promovendo ações culturais, educativas e esportivas, e sensibilizando a sociedade para a importância da inclusão”, conforme anunciado.
A programação no museu oferecerá uma série de atividades gratuitas ao público, com destaque para exposições e apresentações que celebram a “capacidade de expressão e a diversidade de todos os indivíduos”.
Um “espaço inclusivo” será montado pelo Setor Educativo do Museu, com jogos universais adaptados para promover a inclusão de pessoas com deficiência.
Nele, haverá: “jogo da memória”, um clássico adaptado para estimular a memória e o tato, especialmente para deficientes visuais, “contribuindo para a inclusão no ambiente escolar e social”; e o “jogo da velha tátil”, uma versão adaptada do jogo tradicional, com tabuleiro em relevo e peças identificáveis por texturas e formas, incentivando habilidades táteis e sociais.
A Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet) estará presente com a exposição “Nada sobre Nós, sem Nós”, com fotos que retratam o movimento pelos direitos das pessoas com deficiência e a importância da autorrepresentação.
Na terça-feira, 3, das 9h às 10h30, será a vez do projeto “Integrarte”, dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tatuí, com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca/SP), marcarem presença. Eles realizarão uma performance de dança, “esbanjando muita expressão e talento”.
O secretário-geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Tatuí (CMDPD) e coordenador da Apodet, Vade Manoel Ferreira, fará uma palestra na quinta-feira, 5, às 9h, com temas relacionados aos direitos e à inclusão das pessoas com deficiência.
Para participar das atividades, da Virada Inclusiva em Tatuí, é preciso agendar previamente pelo e-mail educativo.paulosetubal@gmail.com. O Setor Educativo do Museu, responsável pelas ações, é formado por Emilene Vieira Fiuza de Oliveira, Leila Maria Leite Miranda, Regiane Domingues Francisco e Rose Mary Raymundo Falchi, com apoio e suporte de Ozias Bispo dos Santos.