“Paulo Setúbal” promove o projeto educativo “Amigos da Natureza”

“Paulo Setúbal” promove o projeto educativo “Amigos da Natureza”

Publicidade

Museu recebe iniciativa também cultural até o final do mês de novembro

Da redação

No período de 1º de outubro a 30 de novembro, o Setor Educativo do Museu Histórico “Paulo Setúbal” de Tatuí, da prefeitura, realiza o projeto “Amigos da Natureza – Sua Ação Pode Transformar o Mundo”, que conta com uma série de ações educativas e culturais destacando a importância da preservação do meio ambiente e dos cuidados com os animais.

Os temas foram escolhidos devido a duas datas especiais celebradas em 4 de outubro: o Dia Mundial dos Animais – mesma data em que é celebrado São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais – e o Dia Nacional da Natureza.

Outra data comemorativa de outubro é o Dia Nacional do Livro (29), a mesma da fundação da Biblioteca Nacional, que, para o Museu PS, “tem o intuito de promover a leitura e a literatura como ferramentas essenciais para a formação cultural e a conscientização ambiental”.

O projeto “Amigos…” busca “integrar educação e criatividade para fortalecer a conexão das pessoas com o meio ambiente, incentivando práticas sustentáveis para a valorização da natureza”.

Por meio de exposições, oficinas e contações de histórias, “destaca a beleza e a importância da biodiversidade, enquanto leva o público a refletir sobre o impacto das ações humanas nos ecossistemas”, conforme divulgado.

Publicidade

A contação de histórias com a escritora e ilustradora Raquel Prestes (que utiliza materiais reciclados em suas apresentações, demonstrando de maneira prática o conceito de sustentabilidade) é uma das principais atividades do projeto. As oficinas devem “estimular a conscientização ambiental ao associar a literatura ao respeito pela natureza”.

Já a exposição destaca o Cordão dos Bichos Mirim de Tatuí, iniciativa cultural que resgata tradições folclóricas locais com a confecção de animais feitos a partir de materiais reutilizáveis.

Os alunos da Emei “Joaquim da Silva Campos” são os protagonistas do trabalho, que “alia arte, cultura e conscientização ambiental, mostrando como é possível reutilizar materiais e dar uma nova vida ao que seria descartado”.

A exposição está aberta para visitação durante todo o período do projeto, de 1º de outubro a 30 de novembro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Os grupos escolares ou entidades interessados em visitar e/ou conhecer o projeto devem solicitar o agendamento por e-mail (educativo.paulosetubal@gmail.com). O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro.