Conservatório de Tatuí inscreve para três cursos diversos

Conservatório de Tatuí inscreve para três cursos diversos

Publicidade
Da redação

O Conservatório de Tatuí anunciou a abertura de inscrições para curso livre, de curta duração e aperfeiçoamento em artes cênicas. As vagas são limitadas, por ordem de inscrição ou seleção por meio de carta de interesse. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pela internet.

Com temas como “composição cênica em espaços não convencionais” e “teatro musical”, as artistas e professoras Cris Rocha e Fernanda Maia ministram as aulas durante os meses de outubro a dezembro deste ano, em formato presencial e online.

O curso livre “Corpo-Paisagem Corpo – Passagem: Experimentos de Composição Cênica em Espaços não Convencionais” tem a participação de Cris e aborda a atuação através da prática da composição cênica e propõe a “investigação das possibilidades teatrais em espaços não convencionais.”

A partir da obra da artista cubana Ana Mendieta, “busca-se expandir fronteiras, pesquisando a intersecção entre teatro, performance, corpo e natureza”, conforme anunciado.

O curso acontecerá entre os dias 22 de outubro e 26 de novembro, às terças-feiras, das 14h às 18h, no Setor de Artes Cênicas, localizado na rua 15 de Novembro, 63, no centro.

Com carga de 24 horas, o curso é destinado a atores, estudantes de teatro, dança, performances e artistas do corpo em geral. Com 20 vagas, os interessados devem enviar carta de interesse até o dia 7 de outubro pelo link https://sustenidosorganizacao128713.rm.cloudtotvs.com.br/FrameHTML/Web/App/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=2&f=1&ps=130#/es/informacoes.

Em caso de dúvidas, o Conservatório de Tatuí pede para os interessados entrarem em contato com a secretaria escolar pelo e-mail secretaria@conservatoriodetatui.org.br.

Cris é bacharel em comunicação social pela Universidade Metodista, foi indicada ao Prêmio Shell de melhor atriz em 2006 pela atuação no espetáculo “Ferro em Brasa”.

Professora de atuação na Escola Livre de Teatro de Santo André, também criou e conduziu o núcleo de estudos poético-políticos Mulherada no Front.

Ela também é integrante da Cia. Os Fofos Encenam, integrando a equipe artístico-pedagógica, com foco na comicidade. Cris ainda é coordenadora artístico-pedagógica dos projetos Teatro Vocacional e Ademar Guerra. Além disso, dirigiu a “Cena Ouro Epider(r)mia” com a Cia. Mungunzá de Teatro, atualmente em cartaz no Teatro de Contêiner, festival Pop Rua e Sesc Paulista.

O curso de aperfeiçoamento “Teatro Musical, um Panorama para Artistas do Teatro e da Música” tem participação da Fernanda e visa introduzir os fundamentos do teatro musical, “oferecendo uma compreensão abrangente de aspectos técnicos, artísticos e histórias”.

No curso, será apresentado um panorama do gênero, assim como análise de obras, suas estruturas e particularidades. Com duração de 48 horas, ele vai do dia 15 de outubro a 5 de dezembro, acontecendo às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h.

Com um total de 20 vagas, o público-alvo são atores, estudantes de teatro e dança, músicos e musicistas, performers, artistas do corpo, entre outros. O pré-requisito é uma formação básica em alguma das linguagens referidas e carta de interesse.

Publicidade

A inscrição pode ser feita até dia 7 de outubro no link https://sustenidosorganizacao128713.rm.cloudtotvs.com.br/FrameHTML/Web/App/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=2&f=1&ps=129#/es/informacoes, e, em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a secretaria escolar pelo e-mail secretaria@conservatoriodetatui.org.br

Fernanda é dramaturga, compositora e diretora musical. Autora de musicais como “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”, “Lembro Todo Dia de Você”, “Além do Ar”, “Chaves, um Tributo Musical”, além das músicas de “As Cangaceiras”, “As Guerreiras do Sertão”, “Cabaret dos Bichos”, “Codinome Daniel”.

Os trabalhos mais recentes como diretora musical incluem “Clara Nunes, a tal Guerreira”, “Cabaret Kit Kat Klub” e “Sweeney Todd”.

O Conservatório de Tatuí também está com inscrições abertas para o curso de curta duração “Loa, Toada e Presepada (Cavalo Marinho)”, com a participação do mestre Martelo e Cibele Mateus.

O curso é fundamentado na brincadeira do cavalo marinho pernambucano, pela qual serão apresentados os contextos socioculturais e históricos da brincadeira e trabalhada a vivência prática de elementos que constituem algumas de suas figuras (personagens), em especial, a do “Mateus”, como loa (versos), toadas (músicas) e presepadas (comicidade), passando pela prática de tripés (dança).

A brincadeira é composta por música, dança, poesia, coreografias, loas, toadas e reúne cerca de 76 personagens, todos vestidos com máscaras, fitas, espelhos. Eles estão divididos em três categorias: animais, humanos e fantásticos.

O curso acontece entre os dias 2 e 4 de outubro, com aulas presenciais de quarta-feira a sexta-feira, das 14h às 18h, no Setor de Artes Cênicas.

Com 20 vagas, o público-alvo são atores, estudantes de teatro, dançarinos, performers, músicos e musicistas, artistas do corpo e interessados em geral. Os critérios de inscrição são por ordem de inscrição, e o prazo é até dia 2 de outubro.

As inscrições podem ser feitas no link https://sustenidosorganizacao128713.rm.cloudtotvs.com.br/FrameHTML/Web/App/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=2&f=1&ps=126#/es/informacoes, e, em caso de dúvidas, deve-se buscar informações pelo e-mail secretaria@conservatoriodetatui.org.br.

Sebastião (mestre Martelo) é brincador de “Mateus” de cavalo marinho há 69 anos, sendo o mais velho em atividade no estado de Pernambuco.

Integra o grupo Estrela de Ouro há 46 anos e participou de vários grupos de cavalo marinho e maracatu rural da região da zona da mata norte pernambucana. Martelo também é autor do livro “Mateus de uma Vida Inteira”, onde narra sua trajetória de vida e brincadeira.

Cibele é artista da cena, diretora, educadora social e pedagoga. Desde 2005, desenvolves trabalhos cênicos a partir de matrizes afrobrasileiras.

“Ela vem fazendo a trajetória de arte-viva em busca das máscaras de pretume, buscando criar uma poética própria de comicidade negra. Através da pesquisa e vivências como Mateus (figura cômica que pinta o rosto de carvão), vem contribuindo com diversos espaços de formação pelo Brasil”, aponta a assessoria de comunicação do Conservatório.