Carnaval de Tatuí soma público de 25 mil foliões
Secretário destaca festividade como meio de valorização da política cultural da cidade
Da redação
O Carnaval de Tatuí somou público de 25 mil foliões entre os dias 10 e 13 de fevereiro. O balanço foi feito pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer, com base nos controles de acessos instalados na entrada do evento pela Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
Neste ano, as festividades do “Tatuí Folia 2024 – O Carnaval da Família” proporcionaram, segundo a prefeitura, “um evento planejado, com ações estratégicas”, as quais envolveram diversos órgãos municipais.
A pasta da Cultura sustentou que, durante os quatro dias, o Carnaval foi marcado pela organização, a qual “garantiu a tranquilidade e a boa convivência de todos os participantes”.
A programação, voltada, segundo informado, para valorizar os talentos tatuianos, contou com a presença do tradicional Cordão dos Bichos, animando as crianças, além de resgatar as tradições carnavalescas da cidade.
Ainda, grupos musicais de Tatuí e região se apresentaram, entre os quais, KP, Zuaê, Melanina, Beco do Samba e Nego Dy e Banda.
Também aconteceu o encontro dos blocos da cidade. Nele, os grupos da Associação Atlética XI de Agosto, Clube de Campo, Império do Samba e Fênix Unidos do Bairro “se uniram com o propósito de demonstrarem a força e a diversidade cultural da Cidade Ternura”, conforme a assessoria de comunicação do Executivo.
“A participação ativa dos gestores dos coletivos culturais foi fundamental para o sucesso do encontro”, destacou, por sua vez, o diretor municipal da Cultura, Rogério Vianna.
As matinês, realizadas nos dias 11 e 13 de fevereiro, animaram as crianças, as quais também participaram de um concurso de fantasias. No dia 12, Derek Miguel Oliveira da Silva, de quatro anos, ficou em primeiro lugar com a fantasia “Fofão”.
Enzo Gabriel Oliveira da Silva, de sete anos, garantiu a segunda colocação fantasiado de Naruto. Vestido de palhacinho, Gabriel Jacob Melo, também de sete anos, ficou em terceiro.
Já no dia 13, Lívia Saraiva, de cinco anos, teve a fantasia dela inspirada nos “Sete Anões” eleita a mais criativa da tarde. Maitê Fiúsa Zangirolami, de quatro anos, ficou em segundo lugar com a fantasia de Wandinha. E Lorena Maria, de sete anos, conquistou o terceiro lugar, fantasiada de Mulher-Maravilha.
A prefeitura destacou os pontos de água potável gelada para hidratação das pessoas e a segurança como pontos positivos das festividades deste ano.
Os eventos na Praça da Matriz tiveram com controladores de acesso nas entradas e apoio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento de Mobilidade Urbana (DMU), além da Polícia Militar.
A Secretaria de Saúde marcou presença com um estande do ambulatório de IST/Aids e hepatites virais, onde os profissionais entregaram preservativos e panfletos sobre as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
As secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Obras e Infraestrutura e Serviços Públicos e Zeladoria, incluindo o Departamento Municipal de Fiscalização e o Conselho Tutelar, também auxiliaram na organização do Carnaval.
De acordo com a prefeitura, além do aspecto cultural e festivo, o “Tatuí Folia 2024 – O Carnaval da Família” trouxe benefícios econômicos para a cidade, “aquecendo a economia criativa”, beneficiando ambulantes, o comércio local e a rede hoteleira.
De acordo com o secretário da Cultura, Douglas Dalmatti Alves de Lima (Buko), “valorizar as riquezas culturais do município é papel importante e fundamental da política cultural da cidade”.
Ele apontou que “esses eventos auxiliam o desenvolvimento de diversos setores da sociedade”. Além disso, salientou que o investimento em cultura também reflete significativamente na economia local.
“O ‘Tatuí Folia 2024’ foi, sem dúvida, um sucesso absoluto, resgatando a tradição carnavalesca e proporcionando momentos inesquecíveis para todos os participantes, além de consolidar-se como um dos principais eventos culturais do calendário de Tatuí”, concluiu o secretário.