Conservatório de Tatuí inscreve a vagas remanescentes e cadastro de reservas
Processo seletivo envolve artes cênicas, educação musical e instrumentos
Da redação
O Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas até a terça-feira da outra semana, 27, às 23h59, para o segundo processo seletivo voltado a estudantes que queiram ingressar na instituição ainda este ano.
As vagas são para os cursos que não tiveram o total preenchido e para o cadastro de reserva nas áreas que já estão com turmas completas.
Para as artes cênicas, as vagas são para os ateliês de iniciação às artes da cena para crianças e ateliês em artes da cena para adolescentes.
De acordo com a instituição, os ateliês são ministrados por docentes de diversas áreas das artes da cena e têm como objetivo “ampliar o aprendizado e o exercício da linguagem cênica para além do teatro”.
Para este ano, estão abertas três turmas: ateliê I, ateliê II e ateliê III. Os cursos têm a duração de seis horas semanais, às segundas-feiras e quartas-feiras, das 15h às 18h. De acordo com o Conservatório, o processo seletivo acontecerá por sorteio, de forma remota.
Ainda na área de artes cênicas, o curso de cenografia, com duração de dois semestres, é voltado a maiores de 16 anos, sem necessidade de experiência prévia. As aulas abordam introdução à linguagem da cenografia, à iniciação, prospecção e experimentação de projetos cenográficos. Também inclui cenotécnica e adereços.
Conforme as características de atividades cênicas programadas na escola, podem ser trabalhados outros assuntos, como máscaras, bonecos e teatro de animação. Este curso conta com a abertura de uma nova turma, sendo as aulas realizadas às quartas-feiras, das 14h às 17h. O processo seletivo será realizado presencialmente.
Na área musical, o curso de formação em educação musical atende docentes da rede oficial de ensino interessados em conhecer os procedimentos da musicalização infantil.
É voltado a professores especialistas em música, assim como estudantes egressos do Conservatório que queiram aperfeiçoar-se em métodos e práticas pedagógicas, “facilitadores do exercício da profissão”.
O curso tem duração de dois anos e as aulas são ministradas presencialmente em turmas às terças-feiras e sextas-feiras, com duas opções de horário em cada turma: vespertino e noturno, às terças-feiras; matutino e vespertino, às sextas-feiras, com carga horária semanal de três horas, e mais algumas aulas online ou presenciais, aos sábados de manhã, que serão previamente informadas durante o curso. Para inscrever-se, a pessoa interessada deve ter o ensino médio completo.
Para as vagas no curso de música erudita, com habilitação em instrumentos, canto lírico e iniciação à regência, a escola abre 27 vagas, sendo 16 para iniciação à regência (com idade a partir de 16 anos); três para cordas dedilhadas históricas (entre 8 e 25 anos); três para fortepiano (8 e 25 anos); uma para violino barroco (a partir de 16 anos); uma para violoncelo barroco (a partir de 16 anos); e três para viola de gamba (entre 8 e 25 anos).
Na área de música popular, são disponibilizadas cinco vagas: contrabaixo elétrico (a partir de 16 anos), uma vaga; saxofone MPB/jazz (14 anos), duas; trompete MPB/jazz 14 anos), uma; e trombone MPB/jazz (14 anos), uma.
Ainda há vagas disponíveis para a área de música erudita, com habilitações em instrumento e canto no polo da escola de música na cidade de São José do Rio Pardo.
Os interessados devem se inscrever por meio do endereço eletrônico do Conservatório, no www.conservatoriodetatui.org.br/processo-seletivo/. Na secretaria da unidade dois da escola, situada na rua São Bento, 808, no centro, pode-se buscar auxílio da equipe para o preenchimento online. Os horários de atendimentos são de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Ainda pode-se obter informações por meio dos telefones (15) 3205-8443, (15) 3205-8447 e (15) 3205-8448. E também pelo WhatsApp, no (15) 99815-1665.