“Folia dos Livros!” acontece como atrativo do Carnaval em Tatuí
Da redação
Nesta quarta-feira, 7, muita folia, cultura e educação estarão presentes na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da prefeitura, em meio um evento do Carnaval em Tatuí.
É o projeto “Carnaval Cultural: Folia dos Livros!”, que acontecerá em dois horários, às 9h e às 14h, com a presença do Cordão dos Bichos Mirim, da Emei “Joaquim da Silva Campos”.
O intuito é unir o incentivo à leitura com a tradição cultural da cidade, promovida pela Emei por meio do Cordão dos Bichos Mirim.
“Quando pensamos em Brasil ou no povo brasileiro, quase sempre nos vem a imagem de um povo alegre e dançante. O Carnaval é um exemplo. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar”, comenta a coordenadora dos projetos de incentivo à leitura da Biblioteca, Maria Salete Pereira.
“O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia a dia”, acrescenta ela.
Pensando nisso, o “Carnaval Cultural: Folia dos Livros!” proporcionará atividades que “ampliem o conhecimento das crianças e dos adolescentes sobre o Carnaval, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo da marchinha carnavalesca ‘Mescrinha de Chanson d’Africa’, introduzida no repertório do Cordão dos Bichos Mirim e trabalhada pela Emei durante o ano de 2023 para ensinar aos alunos sobre diversidade e cultura africana no contexto social”, acentua a assessoria do Executivo.
“Será um encontro do lúdico carnavalesco, oferecendo a leitura dramática e artística, colocando o livro como protagonista de folia e aprendizagem”, completa Maria Salete.
O interessado em participar pode realizar o agendamento via e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br. A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” está situada na rua Santa Cruz, 405, centro, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-5647 ou pelo Instagram @bibliotecabrigadeirojordao.