Festival Semana da Música em Tatuí é realizado neste “mês da cultura”
Evento é ponto alto de programa grátis realizado com parcerias
Da redação
A Semana da Música é o ponto alto da programação gratuita promovida neste mês pela prefeitura, em parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do governo do estado de São Paulo e a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).
As atividades integram a comemoração aos dias da Música e do Músico, celebrados no próximo dia 21, e no mês em que se celebra o Dia Nacional da Cultura, comemorado neste domingo, 5.
De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, o evento tem como objetivo ressaltar “a rica cultura e o reconhecimento de Tatuí como Capital da Música”. A pasta destacou, por meio de nota à imprensa, que “a atividade musical vem se desenvolvendo no município desde o século 19, contribuindo para obtenção de reconhecimentos”. Entre eles, o de MIT (Município de Interesse Turístico), conquistado em 2017.
A semana tem início no próximo dia 22, uma quarta-feira. Na data, a Praça da Matriz recebe o trio Bravo Electro, composto por Eduardo Augusto e Rogers Bertinotti, no violino; e Tiago Almeida, no violoncelo.
Os músicos sobem ao palco a partir das 18h. No dia seguinte, no mesmo espaço, mas um pouco mais tarde, às 19h, será a vez da banda Fly by Night. O programa segue na sexta-feira, 24, às 19h, na Matriz, quando acontece o “Tributo a Rita Lee”, com Rose Araújo e banda.
No sábado, 25, duas atrações encerram a semana. A primeira, às 11h, será o grupo Seresteiros com Ternura, dentro do Projeto Música na Praça; a segunda, das 14h às 19h, consiste em apresentações dentro do Encontro de Música Católica.
Além da semana, o município promove atividades quase diárias, que se iniciaram no dia 1º e encerram-se no dia 30. As atrações começaram com o lançamento do último episódio da primeira temporada do projeto “Vozes da Arte de Tatuí”, no canal do MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”), no YouTube. A ação consiste em entrevistas com artistas locais, idealizadas por Raul Galhego da Silva.
Também no dia 1º, às 20h, no Teatro “Procópio Ferreira”, houve concerto de abertura do 1º Festival Latino-Americano de Bandas, com a Banda Sinfônica de Tatuí, sob a regência de Felipe Senna e Paulo Braga.
O espaço recebeu atrações nos dias 2 e 3 deste mês: o concerto com a Banda Sinfônica de Villamaria, sob a regência de Guillermo Restrepo, às 20h; e a apresentação da Banda Sinfônica Pernambucana de Frevo, respectivamente.
Neste sábado, 4, duas atrações estão programadas. A primeira, às 15h, na praça Manoel Guedes (Praça do Museu), é a apresentação de Raquel Carpejani com o projeto “Paulo Setúbal em versos, melodias e canções”; a segunda, às 20h, é o concerto da Orkestra Rumpilezz, realizado pelo Conservatório no “Procópio Ferreira”.
Neste domingo, 5, das 9h às 17h, o “Paulo Setúbal” realiza a mostra “Expressões em Mosaico”, com trabalhos feitos por alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tatuí.
Um pouco mais tarde, às 20h, na praça Antônio Prado (Concha Acústica “Spartacco Rossi”), acontece concerto de encerramento do 1º Festival Latino-Americano de Bandas, com todas as bandas do Conservatório de Tatuí e grupos convidados.
De 6 a 26 deste mês, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, o Centro Cultural Municipal recebe a exposição “Linha e Sombras, Expressões no Papel”. A mostra é fruto do trabalho desenvolvido por Gean Reinaldo de Alcântara Costa.
Na próxima quarta, 8, às 14h, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes) recebe a Mostra de Artes Cênicas, do Conservatório de Tatuí.
No mesmo dia e horário, acontece, no museu “Paulo Setúbal”, masterclass e bate-papo com o violonista grego Filippos Manoloudis; e às 17h, concerto com o violinista.
Mais tarde, às 20h, acontece a Mostra de Artes Cênicas “Ubusada”, do Conservatório de Tatuí. O evento será apresentado no CEU das Artes, com entrada franca.
Outros três eventos estão programados para o dia 9, sendo dois com início às 14h, um no museu e outro no CEU das Artes. O “Paulo Setúbal” sedia a “Curadoria: Acervos, Comunidade e Territórios”, do Programa Conexões Museus SP; e o centro, a mostra do Conservatório de Tatuí.
No dia 10, há dois eventos agendados. Na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, às 10h30, haverá a palestra “Autoconhecimento é qualidade de vida, é vida”, com o psicanalista clínico Yuri Avalone.
No museu, às 20h, está agendada a abertura da exposição “Mandalas Vibracionais: Arte com Energia”, de Priscila Martins Rocha. A mostra ficará em cartaz até 28 de janeiro de 2024, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Mais duas atrações acontecem no dia 11, com início às 11h e às 18h. Pela manhã, a praça Manoel Guedes será palco para o show “The Brothers”, de Reginaldo Cesar Silva de Almeida. À noite, no CEU das Artes, haverá a encenação do espetáculo de teatro “O Casamento de Dona Baratinha”, de Benemari Sulivam.
No dia 12, um domingo, o museu recebe o projeto “Cantoria, Varais e Poesia”, de Gabriel Strozi, Yuri Gonzaga e Tiago Augusto, a partir das 15h30.
Na segunda, 13, acontece no mesmo espaço o concerto de Oboé, do Conservatório de Tatuí; na terça, 14, às 15h, o espaço será palco para músicos no “Vilão em Pauta”, do Conservatório de Tatuí; e, na quinta, 16, às 19h, a atração será o concerto da Camerata de Violões, da mesma instituição.
Sábado, 18, será a vez de apresentação do projeto “Arte das Ruas Vol. 4”, de Ricardo Hiroaki Oba, na Praça do Museu, das 13h às 17h. E, no domingo, 19h, em horário a definir, do recital lírico da Interkantus. Esta última atração fará apresentação no “Paulo Setúbal”.
No dia 20, das 10h às 20h, a Praça da Matriz inicia nova temporada, que vai até dia 30, da Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, realizada pela Associação Tatuiana de Artesãos. Nessa mesma data, haverá publicação de resultados parciais dos editais da Lei Paulo Gustavo. Os recursos contra os resultados serão divulgados entre os dias 21 e 23 deste mês.
As atrações seguem no dia 21, quando entra em cartaz a exposição “Escritas Negras”, de autores e autoras, poetas, romancistas, letristas, contistas e cronistas, na biblioteca municipal. Os trabalhos poderão ser visitados das 8h às 17h até o dia 24.
No dia 22, às 9h e às 14h, o museu sedia o lançamento do livro “Tatu Cantarola”, de Raquel Prestes. Já no dia 24, o mesmo espaço cultural recebe a oficina de bate-latas com Aline Rolbes de Oliveira, realizada pelo Espaço Cultural do Cosc (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade), às 15h30; e o lançamento do livro “Os Saneadores Difuso e Central no Código de Processo Civil – O Aprimoramento Democrático do Instrumento da Jurisdição”, de Danielle Oliveira de Menezes Pinto Rafful Kanawaty, às 19h30.
O programa segue no dia 26, às 16h, com a 9ª Mostra Artística, do Espaço Cultural “Melody Music Arts”, no CEU das Artes; e a homologação dos resultados dos editais de cultura, no dia 28. No mesmo dia, às 17h, o Conservatório de Tatuí leva ao museu a “Roda de Choro”.
Já de 29 a 30, estão previstas as etapas de preenchimento do termo de fomento dos editais da Lei Paulo Gustavo. Os processos estão contemplados dentro da programação que se encerra no dia 30 com duas atrações.
A primeira, das 9h às 17h, é a oficina “Núcleo de Conservação e Restauro do Museu – Pinacoteca”, do Polo 5 Sisem (Sistema Estadual de Museus de São Paulo); a segunda, às 20h, no museu, com a apresentação do grupo Mourão da Porteira, de Odair Cardoso Júnior.