Jornalista de Tatuí Neto Ortiz lança 2 livros no Museu ‘Paulo Setúbal’

Jornalista de Tatuí Neto Ortiz lança 2 livros no Museu ‘Paulo Setúbal’

Publicidade

José Ortiz de Camargo Neto esperou para fazer evento em sua terra natal

Da reportagem

Depois de publicar as obras em abril desse ano, em São Paulo, o jornalista e escritor tatuiano José Ortiz de Camargo Neto, colunista do jornal O Progresso de Tatuí, no qual assina “Aqui, Ali, Acolá”, e integrante da família fundadora do periódico centenário, lança dois livros oficialmente em Tatuí neste sábado, 2, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, às 14h.

As obras são “Vida em Versos”, de crônicas e poesias, e “História Secreta do Brasil”, peça teatral baseada no livro de mesmo nome, de autoria da psicanalista Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco.

“Publiquei, mas não os lancei, porque decidi fazê-lo na minha amada cidade natal. Esperei a oportunidade e, graças ao empenho do Rogério Vianna (diretor de cultura e do museu), consegui marcar o lançamento naquele que considero o maior tesouro cultural e artístico de nossa cidade, junto com o Conservatório, claro”, diz Ortiz.

“Não há palavras para descrever o Museu ‘Paulo Setúbal’. É um local sagrado, que mantém viva e pujante a alma daquele que foi um dos maiores escritores do Brasil”, acrescenta Neto.

“A emoção que sinto de poder lançar meus modestos livros no local que guarda os pertences, os livros, a história e a energia de nosso amado Paulo Setúbal é indescritível”, completa.

Somente depois de Tatuí é que Neto fará o lançamento em São Paulo. O evento no museu contará com apresentação de violão de Thomaz Sampaio e declamação de poemas por Celso Andrade, ex-locutor da Rádio Bandeirantes. A apresentação do autor ainda será feita pela poetisa Cristina Siqueira e pelo poeta José Vicente da Cruz.

O autor ofereceu o conjunto de poesias a Norberto Keppe e Cláudia Pacheco, “médicos da alma, do corpo e da sociedade”, e aos poetas Paulo Bomfim e Paulo Setúbal, dedicando um soneto a cada um.

Já a peça teatral, conforme ele, narra a “história não contada do Brasil, de muito ideal, heroísmo e espiritualidade, bem diferente da que aprendemos nos bancos escolares”.

“No evento, farei também uma homenagem ao querido amigo Ivan Camargo (editor de O Progresso) e ao jornal, lendo para o público a crônica “Vereda Única”, publicada em nossa coluna “Aqui, Ali, Acolá” e que teve boa aceitação do público. A crônica, para falar a verdade, a de que mais gostei, abre o livro”, revela o jornalista.

Os convidados

O violonista Thomaz Sampaio foi primeiro colocado no 31º Concurso Latino-Americano de Violão Rosa Mística. É bacharel em música pela Universidade Cruzeiro do Sul, professor e diretor da escola de música Notas de Ouro e ministra aulas particulares para brasileiros e estrangeiros.

Publicidade

Já se apresentou ao lado de diversos artistas, entre eles: Jair Rodriguez, Yamandú Costa, Turíbio Santos, Paulo Vansolini, Osvaldinho do Acordeon e Ivan Vilela.

Tocou como camerista e solista em várias salas e teatros de destaque. Em 2010, recebeu do Consulado da Polônia a medalha Frédéric Chopin, por sua performance no evento em homenagem ao ano de Chopin no Brasil.

Em 2016, lançou o primeiro CD solo de música clássica e instrumental brasileira, intitulado “Capricho”. Em fevereiro de 2021, estreou novo álbum, com o Grupo de Violões Notas de Ouro, formado com seus alunos. É a primeira vez dele em Tatuí.

Celso de Andrade foi locutor da Rádio Bandeirantes, tendo trabalhado ao lado de grandes nomes do rádio, como Hélio Ribeiro, autor de “O Poder da Mensagem”.

Deixou a carreira de radialista para seguir a atividade do pai, empresário na área de calçados. “Mas não deixou de usar a voz para difundir a arte e a cultura”, acentua Neto.

Sobre o autor

Além de jornalista atuante em São Paulo, José Ortiz Camargo Neto é terapeuta psicossocial, com pós-graduação em gestão da psicossociopatologia.

Leciona literatura e redação nas Faculdades Trilógicas Keppe e Pacheco e promove leituras terapêuticas semanais online.

Atuou como entrevistador e comentarista dos programas de TV “STOP a Destruição do Mundo” e “O Homem Universal”, transmitidos em 88 países por 200 canais.

Jornalista responsável pelo jornal “STOP”, repórter e comentarista de TV, Neto trabalhou na Folha de S. Paulo e em veículos de imprensa no exterior.

É socio-fundador das Empresas Trilógicas em Nova Iorque (1986), nos Estados Unidos. Viveu quatro anos nesse país (entre 1984 e 1988) e nove na Europa (França e Portugal, entre 1988 e 1997).

Entre outras obras do autor, estão “Tempo e Eternidade” (poesias), “Um Julgamento Sem Juízo” (contos), “A Fascinante História do Keppe Motor” (livro-reportagem), “Redação Prática e Moderna (Trilógica) – A Expressão do Sentimento, Pensamento e Ação” (didática) e “Translúcida, a Gotinha Rebelde” (literatura infantil).

O Museu “Paulo Setúbal” fica na praça Manoel Guedes, 98, no centro. A entrada é gratuita.