Companhia apresenta teatro para bebês em Tatuí no CEU
Pequenos poderão assistir e “experimentar” o espetáculo
Da redação
Neste sábado, 26, às 17h, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), recebe o mais novo espetáculo para bebês da Catarsis – Arte para Infância e Juventude, o “Brun Blaà”. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos no local, meia hora antes do início da sessão.
Do mesmo núcleo artístico de “Scaratuja”, peça voltada à primeira infância, os atores, produtores e pesquisadores da Catarsis, Marcelo Peroni, Aline Volpi, Ana Paula Castro e Vladimir Camargo, apostaram mais uma vez nas crianças bem pequenas nesta nova criação.
Por meio da exploração dos “elementos naturais”, buscaram desenhar uma trajetória de descobertas, brincadeiras, experimentações e ênfase às diferenças”.
Depois de um processo de improviso e testes cênicos, o grupo construiu a dramaturgia e os quadros do espetáculo sem palavras, com foco nas expressões corporal e visual dos atores.
A área de cena é demarcada por um piso sensorial e todos os elementos oferecem condições de exploração pelos bebês. O público é espectador e, em seguida, explorador do espaço cênico.
Nos primeiros 25 minutos do espetáculo, os bebês são espectadores e, depois, convidados a explorar tudo o que viram, por mais aproximadamente 30 minutos.
Em virtude desse segundo momento, o número de bebês atendidos por sessão é limitado – portanto, os ingressos gratuitos são distribuídos no local, meia hora antes do início da sessão.
Como o público-alvo do espetáculo é, justamente, os bebês de zero a três anos de idade, acompanhados por um adulto responsável, no momento da retirada do ingresso, eles serão privilegiados.
Contemplada pelo prêmio Proac – Expresso de Produção e Circulação de Espetáculo Inédito para o Público Infantojuvenil, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a peça “Brun Blaà” tem concepção e pesquisa de Catarsis – Arte para Infância e Juventude; dramaturgia final e direção de Marcelo Peroni; produção executiva e apoio técnico de Aline Volpi; projeto e execução cenográfica de Marisa Bentivegna; projeto e confecção dos figurinos de Edivaldo Zanotti; trilha sonora original de Gustavo Finkler e Renata Matar; direção de movimento de Vladimir Camargo; adereços de Guilherme Blauth e Júlia Berro; desenho de luz de Marisa Bentivegna; design gráfico de Giovana Del Masso; e elenco formado por Ana Paula Castro e Vladimir Camargo.
O CEU das Artes está localizado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, vila Santa Helena.