‘Lagarta Quer Casa’ tem lançamento na Biblioteca Municipal e em museu
Nono livro da escritora Raquel Prestes é apresentado nestes dias 2 e 8
Da redação
Parte da 81ª Semana Paulo Setúbal, acontece nesta quinta-feira, 3, às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da prefeitura de Tatuí, o lançamento do nono livro da escritora tatuiana Raquel Prestes, intitulado “Lagarta Quer Casa”, com ilustrações de Roberto Weigand, pela editora Sowilo.
O livro, conforme a autora, conta a história de uma simpática lagarta que está à procura de uma casa para morar. “Ela vai escolher sua nova moradia através do aroma e da cor. A linda história é repleta de muita aventura, cores e sequência dos dias da semana na companhia de amigos”.
O lançamento também ocorre no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, na terça-feira da próxima semana, 8, às 14h.
Nos dois eventos, a participação é aberta ao público e gratuita. A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” está situada na rua Santa Cruz, 405, centro; e o Museu Histórico “Paulo Setúbal” fica na praça Manoel Guedes, 98, centro.
Por ocasião do novo livro, Raquel destaca a importância de ler para as crianças “desde bem pequenas, para criar um hábito de leitura que ajudará no futuro na fase estudantil”. “Hoje, com o uso intenso das telas de celulares, precisamos resgatar o ato de ler e escrever”, defende a autora.
“No momento da leitura, os pais podem se aproximar de seus filhos e ter momentos únicos e prazerosos, onde a narrativa da história leva à imaginação e à aproximação, pois vivemos horas longe de casa, trabalhando, e podemos nos aproximar dos filhos em um simples momento de ler para eles”, acentua.
Outros benefícios da leitura são lembrados por Raquel, como o de que “ler um livro é um ótimo exercício para nossa criatividade e imaginação”.
Ainda, aponta ela, “ler é uma boa maneira de ter conhecimento de bons conteúdos sobre vários assuntos” e, finalmente, “quando lemos livros, aprendemos novas palavras, ampliando nosso vocabulário”.
A escritora
Raquel Prestes Ferreira de Morais nasceu em 11 de julho de 1972 na cidade de Santo André (SP), filha de Joversino e Araci Prestes Ferreira. Em 1979, a família veio morar em Tatuí, “em busca de uma cidade tranquila”.
Cursou magistério, faculdades de pedagogia e artes visuais e fez pós-graduação em educação infantil. Casada com Antônio Edson de Morais desde 1994, tem o filho João Vitor Ferreira de Morais.
Concursada no cargo de coordenadora pedagógica de educação infantil desde 1996, Raquel trabalha na rede municipal de Tatuí com a formação de professores.
Escreveu o primeiro livro em 2006, intitulado “O Menino Passou Por Aqui”, agraciado pelo Proac. Desde então, a carreira de escritora não parou e ela lançou outras obras.
As demais são: “Ovelha Raquel”, “Vamos Jogar?”, “As Mães Nunca são Iguais”, “O Senhor Compratudo”, “História para um Boi Dormir”, “Não Alimente o Monstro!” e “O Livro dos Nomes”.
Em 2022, recebeu menção honrosa com o conto “A Velha Aranha e A Máquina Mágica”, no Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias, de abrangência nacional, concorrendo com 1.536 trabalhos enviados e ficando entre os dez melhores textos selecionados.
No mesmo ano (2022), iniciou o projeto de contação de história intitulado “Tatu de Histórias”, na rede municipal de ensino de Tatuí, e recebeu o título de cidadã tatuiana.
É voluntária na Apodet (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí), onde conta histórias para pessoas com deficiência visual e baixa visão. Tem um canal no YouTube, o “Tatu de Histórias”, onde costuma dizer: “Beijos literários para vocês!”.