Tatuí promove nova ‘Caminhada da Fé’ na aurora da Sexta-Feira Santa
Percurso começa na Matriz e vai até o Santuário Nossa Senhora de Fátima
Da reportagem
A nova edição da Rota Turística e de Peregrinação Religiosa “Caminhada da Fé”, de Tatuí, está marcada para o dia 7, feriado católico da Sexta-Feira Santa, em que se recorda a “Paixão de Jesus Cristo”.
O percurso começa às 5h, em frente à Basílica Nossa Senhora da Conceição, e tem como ponto de chegada o Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santuário. Esta edição acontece em um dia que tradicionalmente os fiéis católicos já realizam, há anos, a caminhada até o templo religioso da área rural.
O projeto foi elaborado pela basílica e estruturado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, com apoio do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur) e do Departamento Municipal de Mobilidade Urbana.
Segundo o cristianismo, a Sexta-Feira Santa é uma data de reflexão e silêncio, porém, a paróquia ressalta que “cada participante poderá buscar o objetivo pessoal, seja devocional, esportivo, lazer ou de contemplação, devido aos belos atrativos culturais, religiosos e naturais que fazem parte deste caminho turístico”.
“A caminhada é uma forma de expressar que somos um povo sempre a caminho e que, pela fé, estaremos superando todos os desafios da vida”, declarou o pároco e reitor da Basílica Nossa Senhora da Conceição, padre Élcio Roberto de Góes.
De acordo com a organização, é recomendável que os que desejarem participar levem: uma mochila pequena com uma garrafa de água; alimentos leves, que podem ser frutas, bolachas, pães, por exemplo; usem roupas e calçados confortáveis, bonés, chapéus e viseiras; além de protetor solar.
A Rota Turística e de Peregrinação “Caminhada da Fé” foi lançada no dia 3 de outubro de 2021, como parte das atividades da 3ª Semana Municipal de Turismo, e registrou a participação de mais de 240 pessoas. No ano passado, a primeira edição realizada na Sexta-Feira Santa reuniu mais de 500 pessoas.
Conforme o agente de turismo da SECTeL, turismólogo Rafael Halcsick Coutinho, o projeto é permanente (placas de sinalização foram instaladas por todo o percurso, permitindo que as pessoas possam percorrê-lo em qualquer época do ano), contudo, a intenção da secretaria é realizar o roteiro em todas as datas festivas, reunindo os tatuianos.
“A qualquer momento, as pessoas podem fazer a caminhada. Todo o trajeto é sinalizado e, na Praça da Matriz, tem uma placa com o ‘QR Code’, no qual as pessoas podem pegar um certificado de participação da caminhada”, explicou o agente.
O trajeto tem 20 quilômetros e duração aproximada de cinco horas, entre a Praça da Matriz e o Santuário Nossa Senhora de Fátima, passando pela travessa dos Pracinhas, descendo a rua 15 de Novembro até a rodoviária e seguindo pela avenida Firmo Vieira de Camargo até o supermercado São Roque.
Depois, sobe a rua Francisco Pereira de Almeida, que passa em frente ao Lar São Vicente de Paulo (asilo). Continua pela rua 7 de Setembro até a rua Licínio Alves da Cruz, passando pela Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Da rua Antônio Tricta Júnior, segue até a Chiquinha Rodrigues, que dá acesso à “ponte do Jardim Lírio”, terminando, assim, o percurso urbano da Caminhada da Fé.
Já na estrada vicinal Moisés Martins (do distrito de Americana), o caminho segue até a Capela de São João do Bemfica e passa pela represa do local. De lá, os peregrinos percorrem por vias de terra até a entrada da estrada que liga Tatuí a Iperó, seguindo pelo bairro dos Mirandas até o santuário.
Para participar da Caminhada da Fé, é obrigatório o preenchimento de um formulário de inscrição pelo link https://bit.ly/3raojj8. Ao finalizar a caminhada, o peregrino também pode solicitar um certificado de participação, pelo link https://bit.ly/3pwpgjf.
Para obter o certificado, segundo Coutinho, é preciso enviar três fotos selfies, sendo uma no começo do trajeto, outra no meio e uma no fim do percurso, comprovando a execução de todo o percurso.
“A prefeitura preparou uma estrutura de apoio para os participantes. Aqueles que fizerem o percurso serão acompanhados por equipes da GCM e agentes de trânsito, além de veículos de apoio. Na chegada, também haverá um micro-ônibus para realizar o transporte gratuito dos participantes para a volta”, concluiu o agente de turismo.
No santuário, ainda será dada uma benção final aos participantes.